Após servir como uma das rotas alternativas durante a interdição da ponte da ERS-130, destruída pela enchente de maio de 2024, a rua Paulo Emilio Thiesen, no bairro Olarias, enfrenta sérios problemas de infraestrutura. Moradores da via, considerada uma das principais ligações com a ponte do Exército, relatam buracos, acúmulo de água e dificuldades de tráfego.
Moradora do bairro há mais de 50 anos, Elaine de Andrade afirma que a situação se agravou com o desvio do tráfego de veículos e caminhões pesados para a via. “Muitos caminhões passaram por aqui e acabaram danificando toda a rua. O asfalto já não era dos melhores e agora piorou. Em alguns trechos, é preciso reduzir bastante a velocidade para não danificar o carro na buraqueira”, lamenta.
Segundo ela, além dos buracos, a falta de bocas de lobo agrava o problema. “Desce muita água do viaduto novo e fica empoçada na parte baixa da rua. Os buracos até foram tapados com terra, mas bastou chover para abrir tudo de novo. É um perigo para quem não conhece a via.”
Os moradores cobram uma resposta efetiva do poder público. “Nossos governantes precisam lembrar que essa via beneficia cinco bairros de Lajeado. Pedimos que olhem com carinho para o bem da população”, destaca Elaine.

Motoristas desviam de buraco para evitar prejuízos (Foto: Maira Schneider).
Obras previstas
De acordo com a Secretaria de Obras de Lajeado, diversas ações paliativas foram realizadas nos últimos meses para melhorar a mobilidade logística na região. Agora, com a liberação do tráfego na ponte da ERS-130, uma obra mais ampla está programada para a próxima semana.
O secretário de Obras, Fabiano Bergmann, informa que o município já está preparado para iniciar os trabalhos. “Já temos a empresa contratada e o material necessário comprado. A partir de segunda-feira, 14, começamos com maquinário pesado para retirar os borrachudos e buracos, remover a camada deteriorada e fazer a manutenção adequada da via”, explica.
A expectativa é de que as melhorias devolvam a trafegabilidade à rua, garantindo mais segurança e conforto aos moradores e motoristas que utilizam o trecho.