O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Alessandro Stefanutto, participaram da inauguração oficial da Agência da Previdência Social (APS) de Lajeado. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira na sede da agência que fica na Rua Júlio May, 477, no centro da cidade. Participaram também o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre e várias autoridades estaduais e regionais.
Orçada em cerca de R$ 4 milhões, a nova agência possui 1.369 metros quadrados de área construída, seguindo padrões de acessibilidade. O imóvel conta com elevador, nove salas para realização de perícias, salas de justificação administrativa, sala de reabilitação profissional, retaguarda para análise de processos, entre outras divisões.
No local são atendidas cerca de 130 pessoas diariamente. Em Lajeado, o INSS é responsável pelo pagamento de mais de 27 mil benefícios que todos os meses injetam cerca de R$ 51 milhões na economia do município.
Construção do espaço
O prédio da APS Lajeado foi construído por meio de uma permuta realizada entre o INSS, o governo local e o Hospital Bruno Born (HBB). O terreno localizado na esquina da Avenida Benjamin Constant com a Rua Saldanha Marinho que durante mais de cinco décadas abrigou a antiga sede da autarquia foi doado ao complexo hospitalar para a ampliação de suas unidades. Em contrapartida, a prefeitura doou uma área localizada na Rua Júlio May, onde o HBSS construiu uma nova sede para o INSS.
A construção foi concluída no final de março de 2024, porém no dia agendado para a inauguração do imóvel (30/04) a cidade foi atingida pelas enchentes.
A inundação atingiu a APS causando a destruição de móveis e equipamentos eletrônicos. Devido aos estragos, a unidade ficou fechada por um período. Em novembro do ano passado houve a retomada dos atendimentos em um local improvisado no Salão Paroquial da Igreja Matriz da cidade até a conclusão da reforma da agência, onde o público voltou a ser atendido no início de janeiro deste ano.