Lajeado será palco do maior encontro de crianças escoteiras do país. Entre os dias 18 e 21 de abril, no feriado estendido de Páscoa, o município recebe a quarta edição do Acantonamento Geral de Alcateias Amigas do RS (Agaars). Organizado pelos Escoteiros do Brasil – RS, o maior acantonamento para alcateias será celebrado com o tema “O mundo mágico de Harry Potter”.
As mais de 750 crianças entre 6,5 e 11 anos participantes irão interagir com a fantasia criada para o evento e confraternizar, vivenciando experiências únicas em suas vidas. O Ramo Lobinho, como é chamado dentro do escotismo o que contempla essa faixa etária, concentrará suas atividades no Parque do Imigrante.
Entre as dezenas de atividades, os jovens irão se aventurar no mundo das poções, enfrentar criaturas mágicas e trabalhar no jornal bruxo. Destaque na programação para as atrações noturnas, com a Festa das Bruxas, a Batalha Final e a apresentação dos personagens do enredo de Harry Potter. Segundo a organização, a temática do universo bruxo é adotada desde a primeira edição do evento por se tratar de um tema mágico e envolvente, que permite às crianças pensarem sobre o que é certo e o que é errado.
Para Vladimir Gonçalves dos Santos, coordenador geral da atividade, o evento é mais que um momento de confraternização, é um marco na caminhada do jovem dentro do Movimento Escoteiro: “A gente costuma dizer que o Agaars é um momento único, pois dá ao jovem o ápice da experiência escoteira, com atividades interessantes, variadas e lúdicas. Num universo de tantas telas, quatro dias de imersão em atividades ‘mão-na-massa ‘ dão às crianças uma visão de mundo totalmente diferente”, disse.
A presidente da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, Cristine Ritt, destaca a relevância do evento e o impacto na economia local: “O Agaars é um exemplo de grande atividade para todo o país, pois é um grande desafio organizar um evento dessa magnitude para um público com tantas especificidades, isso sem falar da grande estrutura e do quanto isso impacta na economia não só de Lajeado, mas de toda a região do Vale do Taquari”, pontuou.
A cidade de Lajeado já recebeu o evento na terceira edição, em 2015. As outras edições foram realizadas em Taquari (2005), Triunfo (2010) e a de 2020, que seria em Esteio, foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
EVENTO NACIONAL
Os números da 4ª edição, a primeira realizada após a pandemia, são impressionantes: entre os inscritos são 751 crianças e 454 adultos voluntários que farão a magia acontecer. Além de crianças de todo o Rio Grande do Sul, há inscritos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Bahia.
A ORGANIZAÇÃO
Para dar conta da programação para os mais de 750 lobinhos, haverá uma divisão por alcateias. Serão criadas seis Alcateias de Campo, com aproximadamente 250 crianças em
cada. As Alcateias tem nomes temáticos: Armada Phoenix, Armada Hipogrifo, Armada Unicórnio, Armada Dragão, Armada Pelúcio e Armada Tronquilho.
O RAMO LOBINHO E O MOVIMENTO ESCOTEIRO
Considerado o maior movimento de jovens do mundo, os Escoteiros do Brasil celebraram, em 2024, 100 anos de atividade no Brasil. No RS, são mais de 12 mil associados de todas as regiões do estado. Dentro do escotismo, os jovens são divididos em Ramos, de acordo com a faixa etária. O Ramo Lobinho, que compreende os jovens participantes do Agaars, tem foco no desenvolvimento da socialização nas crianças, com o objetivo de promover a convivência em grupo, desenvolver valores como amizade, respeito e colaboração, ensinar a viver em meio à natureza e aprender a importância do trabalho em equipe.