O trânsito em Estrela sofre alterações a partir da próxima semana. As mudanças foram definidas em reunião com o Conselho Municipal de Trânsito e têm como objetivo principal melhorar a segurança de motoristas e pedestres, além de garantir mais fluidez ao tráfego, especialmente nos horários de pico.
Entre as mudanças mais significativas está a Rua Pinheiro Machado, que volta a operar em mão única nas proximidades da esquina com a Rua Treze de Maio. A decisão, segundo a administração municipal, foi tomada devido ao aclive acentuado e à baixa visibilidade em trechos da via que fica nas proximidades do prédio da Polar.
Segundo o coordenador do departamento de Trânsito, Airton Lehnen, a falta de visibilidade aumentava o que aumentava o risco de acidentes. “As mudanças foram pensadas para melhorar a segurança de quem anda a pé e também de quem dirige. Buscamos dar mais fluidez ao trânsito e facilitar a circulação dos veículos”, afirma o coordenador.
Outra alteração importante será a remoção do estacionamento oblíquo nas ruas Pontes Filho e Hanz Wirtz. A rua Pontes Filho terá agora estacionamento liberado em ambos os lados da via, enquanto na Hanz Wirtz o estacionamento será permitido apenas no lado esquerdo. De acordo Lehnen, a largura estreita das vias e a má sinalização contribuem para conflitos no trânsito e registro frequente de acidentes.
O coordenador destaca que as decisões foram tomadas com base em estudos técnicos e observações no fluxo diário de veículos. “Essas solicitações chegam por parte da população. Escutamos as demandas e avaliamos em reunião. A partir das análises, foi percebido que terá uma diferença de cinco vagas na rua Pontes Filhos, porém com mais segurança”, diz.
A execução das alterações no fim de semana, dias 12 e 13 de abril, com liberação na segunda-feira, 14., com a sinalização e orientações à população. A administração municipal destaca a importância da atenção redobrada dos motoristas durante o período de adaptação.
Além disso, o departamento avalia a retirada do semáforo localizado entre as ruas Rio Branco e Coronel Mussnich. O equipamento foi danificado durante as últimas cheias. Estudos técnicos indicam que o cruzamento pode funcionar com mais fluidez sem o sinal.
Mudanças a partir de 13 de abril
- Rua Pinheiro Machado terá novamente mão única da esquina da Rua Treze de Maio até a Rua Bruno Schwertner.
- Será feita a retirada do estacionamento oblíquo nas Ruas Pontes Filho e Hanz Wirtz.
- Avaliação de retirada do semáforo entre as vias Rio Branco com a Rua Coronel Mussnich, que foi danificado durante as cheias do rio.