A empresa Innova Steel, de São Paulo, comunicou oficialmente que não irá mais doar as 200 casas prometidas a famílias atingidas pela enchente de maio de 2024 no RS. O anúncio da desistência foi feito em 3 de abril, durante reunião com representantes das secretarias estaduais de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
De acordo com nota divulgada pelo Palácio Piratini, o grupo alegou dificuldades financeiras para cumprir o compromisso assumido no ano passado. A promessa da Innova Steel foi feita durante evento realizado em maio de 2024, em Estrela.
Na ocasião, a empresa anunciou a entrega de 100 moradias definitivas para Cruzeiro do Sul, 50 para Igrejinha e outras 50 para São Sebastião do Caí. O modelo habitacional apresentado utilizava a tecnologia steel frame, com estrutura de aço galvanizado e painéis com isolantes térmicos e acústicos. O custo estimado das residências era de R$ 22 milhões.
Para arrecadar fundos que viabilizassem o projeto, a Innova chegou a promover um leilão beneficente em São Paulo, em agosto do ano passado, que teria arrecadado mais de R$ 1 milhão, segundo o site RennovaSul, criado especialmente para divulgar a iniciativa. A empresa, no entanto, não recebeu recursos públicos para a fabricação das unidades.
Estado vai garantir moradias prometidas
Com a retirada da Innova Steel, o governo estadual confirmou que assumirá a responsabilidade pela construção e entrega das casas. Os recursos virão do Fundo de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), dentro do programa habitacional “A Casa é Sua – Calamidade”.
Serão mantidas as quantidades inicialmente previstas: 97 habitações serão construídas em Cruzeiro do Sul, 50 em Igrejinha e outras 50 em São Sebastião do Caí. As três unidades restantes para completar o total de cem em Cruzeiro do Sul serão entregues em outros loteamentos destinados a famílias atingidas pela enchente, conforme informado pela Sehab.
Em Cruzeiro do Sul, também será mantido o método construtivo steel frame, conforme o projeto original.