Empresa desiste de doar 100 casas para vítimas da enchente em Cruzeiro do Sul

HABITAÇÃO

Empresa desiste de doar 100 casas para vítimas da enchente em Cruzeiro do Sul

Grupo Innova Steel alegou dificuldades financeiras para fazer as entregas anunciadas em maio de 2024. Governo do Estado afirma que irá assumir o compromisso

Empresa desiste de doar 100 casas para vítimas da enchente em Cruzeiro do Sul
Modelo de moradia exibido na fábrica da Innova Steel em 2024 (Foto: Maurício Tonetto / Secom)

A empresa Innova Steel, de São Paulo, comunicou oficialmente que não irá mais doar as 200 casas prometidas a famílias atingidas pela enchente de maio de 2024 no RS. O anúncio da desistência foi feito em 3 de abril, durante reunião com representantes das secretarias estaduais de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

De acordo com nota divulgada pelo Palácio Piratini, o grupo alegou dificuldades financeiras para cumprir o compromisso assumido no ano passado. A promessa da Innova Steel foi feita durante evento realizado em maio de 2024, em Estrela.

Na ocasião, a empresa anunciou a entrega de 100 moradias definitivas para Cruzeiro do Sul, 50 para Igrejinha e outras 50 para São Sebastião do Caí. O modelo habitacional apresentado utilizava a tecnologia steel frame, com estrutura de aço galvanizado e painéis com isolantes térmicos e acústicos. O custo estimado das residências era de R$ 22 milhões.

Para arrecadar fundos que viabilizassem o projeto, a Innova chegou a promover um leilão beneficente em São Paulo, em agosto do ano passado, que teria arrecadado mais de R$ 1 milhão, segundo o site RennovaSul, criado especialmente para divulgar a iniciativa. A empresa, no entanto, não recebeu recursos públicos para a fabricação das unidades.

Estado vai garantir moradias prometidas

Com a retirada da Innova Steel, o governo estadual confirmou que assumirá a responsabilidade pela construção e entrega das casas. Os recursos virão do Fundo de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), dentro do programa habitacional “A Casa é Sua – Calamidade”.

Serão mantidas as quantidades inicialmente previstas: 97 habitações serão construídas em Cruzeiro do Sul, 50 em Igrejinha e outras 50 em São Sebastião do Caí. As três unidades restantes para completar o total de cem em Cruzeiro do Sul serão entregues em outros loteamentos destinados a famílias atingidas pela enchente, conforme informado pela Sehab.

Em Cruzeiro do Sul, também será mantido o método construtivo steel frame, conforme o projeto original.

Acompanhe
nossas
redes sociais