Com mais de 30 anos de formação na região, o curso de Pedagogia da Univates recebeu a nota máxima na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). O curso foi avaliado para fins de renovação do reconhecimento e alcançou a nota 5.
A avaliação foi feita de 26 a 28 de março, em relação ao curso presencial. Para atribuir a nota, a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC fez reuniões com a reitoria, docentes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com grupo de docentes e tutores, com os discentes e com setores administrativos, além de uma uma visita à infraestrutura da universidade.
O reconhecimento tem como base três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.
Coordenadora do curso, a professora Fabiane Olegário, ressalta que a nota máxima é um reconhecimento da trajetória da formação. “Esse resultado é coletivo, é da Univates, dos professores e dos estudantes do curso de Pedagogia”, destaca.
Para o pró-reitor de Ensino, professor Tiago Weizenmann, o conceito 5 do curso de Pedagogia presencial da Univates expressa a excelência acadêmica que a Instituição oferta aos estudantes. “Este mérito é fruto da dedicação da coordenação de curso, do corpo docente, dos estudantes e de funcionários técnico-administrativos. Um coletivo que cria as condições para garantir a qualidade formativa”.
O profissional ainda afirma que, com a nota, a universidade reafirma seu compromisso em formar professores para a educação básica com excelência, considerando uma proposta pedagógica diferenciada, os professores qualificados e a estrutura física da instituição”.
Histórico
As atividades do curso de Pedagogia iniciaram em 1994 e a primeira formatura foi em 1999. Nesse período, a universidade já formou cerca de 850 pedagogos e pedagogas, que hoje atuam em escolas de educação básica no Vale do Taquari, e em diversas regiões do país.
Em outubro do ano passado, um evento marcou os 30 anos do curso, e destacou o impacto positivo que os profissionais formados pela Univates têm tido nas comunidades.
Sobre o curso
- Início das atividades: 1994
- Primeira formatura: 1999
- Alunos formados: 850