Os curiosos destinos nos trilhos de trem

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Os curiosos destinos nos trilhos de trem

As linhas férreas que cortam o Vale do Taquari apresentam destinos um tanto peculiares. Esses locais já atraem curiosos, principalmente os admiradores de ferrovias, e tem potencial turístico ainda a ser aproveitado.

Em Roca Sales, um dos exemplos mais famosos é o Túnel Furado, também conhecido como Túnel 21. Localizado na Linha Marquês do Herval, tem um buraco na parte superior. As fotografias feitas lá são diferenciadas.

Esse trecho férreo foi construído na década de 60. Com menos tecnologia de geolocalização, foi necessário fazer o furo na parte superior do túnel devido aos seus três quilômetros. Os construtores precisavam identificar se estavam construindo no caminho certo e para passar um compressor de ar para os trabalhadores conseguirem respirar melhor no ambiente fechado.

O furo do Túnel Furado pode ser encontrado após cerca de 500 metros de caminhadas

Próximo está a antiga estação ferroviária de Roca Sales. O prédio da década de 60 pouco foi usado para o transporte de passageiros. Alguns anos atrás, passou por reforma para os passeios do Trem da Imigração.
O curioso cemitério de vagões fica ao lado com mais de 10 estruturas abandonadas. Esse cenário acaba lembrando filmes apocalípticos e também é muito visitado por aventureiros.

Em Estrela, surge movimento para recuperar a ferrovia até Colinas. A última vez que o trem passou neste local foi em 2014, uma década atrás. O fim das atividades ocorreu devido a diminuição de cargas no Porto estrelense.

Sem nenhum trem passando pelo local há mais de uma década, ferrovia até o Porto de Estrela tem mato tomando conta dos trilhos

No mês passado, o governo de Estrela solicitou apoio do Estado para municipalizar esse trecho de nove quilômetros. Atualmente os trilhos estão abandonados com mata tomando conta do local. A ideia é utilizá-lo para fins turísticos.

Em 2020, em meio à pandemia, participei do Entretrilhas, um passeio turístico pelo caminho férreo. O tour passou por empreendimentos que ficam ao lado da ferrovia como o Alambique Berwanger. Retomar essas caminhadas seria um movimento interessante. Também se fala nos bastidores em trazer para a região um trem ao estilo “Maria Fumaça”.

Com o cemitério de vagões nas proximidades, estação férrea de Roca Sales relembra tempos áureos dos trens

Paixão de Cristo de Imigrante

Acompanhamos no domingo um dos últimos ensaios para a XIX Paixão de Cristo de Imigrante. O evento ocorre nos dias 11 e 12 de abril no imponente Convento São Boaventura. Em ambos os dias, inicia às 19h com apresentação da Orquestra Municipal. A famosa encenação, que conta com 60 atores voluntários, começa às 20h. A entrada é gratuita. Recomenda-se levar cadeira.

Foto: divulgação

Repost do leitor

A Deise Kiefer mostra a grandiosidade da Cascata Rasga Diabo, em Vespasiano Corrêa. A queda de água tem mais de 100 metros de altura dividida em três saltos.

Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

@deise_kiefer

Acompanhe
nossas
redes sociais