Encantado apresenta ações dos 100 dias de governo

POLÍTICA

Encantado apresenta ações dos 100 dias de governo

O relatório demonstra que, apesar das dificuldades enfrentadas no início do mandato, a administração conseguiu avançar em diversas frentes

Encantado apresenta ações dos 100 dias de governo
Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (foto: Matheus Giovanella Laste)
Encantado

A Prefeitura de Encantado apresentou na quinta-feira, 10, no auditório Brasil do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, o relatório dos primeiros 100 dias de gestão do prefeito Jonas Calvi e do vice-prefeito Baixinho Orsolin. A prestação de contas destacou ações em todas as áreas da administração, com ênfase na reconstrução da cidade após os eventos climáticos, nos investimentos em saúde, educação, obras públicas e desenvolvimento econômico.

O relatório demonstra que, apesar das dificuldades enfrentadas no início do mandato, a administração conseguiu avançar em diversas frentes. Na área da saúde, foram mais de 31 mil atendimentos e 45 mil dispensações de medicamentos. O PA+ registrou mais de 6,5 mil atendimentos. Houve ainda reforço na vacinação e reformas nos postos de saúde Central e Jacarezinho.

Entre os principais avanços, o prefeito Jonas Calvi destacou a reforma administrativa, que reestruturou as secretarias para que elas ganhem mais agilidade e possam entregar ainda mais resultados práticos e ações de impacto direto na vida da população: “Continuamos dando atenção aos gastos públicos e vamos buscar um equilíbrio cada vez maior entre efetivo e eficiência”.

Além da recuperação de estradas e estruturas afetadas pelas enchentes, a Secretaria de Obras continua ocupando todo o quadro e horas disponíveis para executar mais de 40 frentes de trabalho, incluindo reconstrução de pontes, calçamentos, limpeza de áreas atingidas, iluminação pública e recuperação de estradas. Somente na coleta de entulhos das enchentes foram recolhidas cerca de 20 mil toneladas.

No desenvolvimento, novos incentivos a empresas já estão gerando resultados positivos com o aumento no número de CNPJ’s registrados em Encantado. Houve também a retomada do debate sobre o estacionamento rotativo, feirão de empregos e a conclusão das duas turmas do programa RS Qualificação. Já na agricultura, foram registrados mais de 500 atendimentos com máquinas, transporte de água e apoio técnico ao produtor.

Na educação, o município entregou a nova EMEI Navegantes e iniciou as obras da EMEI Jardim da Fonte e da EMEI Lago Azul. Mas a grande notícia foi o reconhecimento da qualidade do ensino em nosso município. Duas escolas municipais e duas estaduais ficaram classificadas entre as 200 melhores do RS (top 3%) e receberam o prêmio Alfabetiza Tchê!, do Governo do Estado.

A área social também recebeu atenção especial. Foram concedidas 90 novas isenções de IPTU para famílias atingidas, entregues cinco casas no distrito de Palmas e ampliado o aluguel social, que já atende 179 famílias. Programas como o Projeto Conexão Jardim e a formação de equipe para emergências também foram iniciados.

O turismo e a cultura também avançaram, com a construção do Jardim do Acolhimento, eventos como o Carnafamília e o Canto da Lagoa, além da reestruturação do Conselho Municipal de Turismo. A inauguração do Cristo Protetor também foi destaque do período.

O evento reuniu autoridades, lideranças e servidores, reforçando o compromisso da administração com a transparência e os resultados.

Acompanhe
nossas
redes sociais