Após 11 meses da enchente, Estado inaugura nova ponte da ERS-130

FIM DA ESPERA

Após 11 meses da enchente, Estado inaugura nova ponte da ERS-130

Quase um ano após a catástrofe climática, a ERS-130 volta a ser a principal ligação entre as partes alta e baixa do Vale do Taquari

Após 11 meses da enchente, Estado inaugura nova ponte da ERS-130
Foto: Gabriel Santos

Exatos 344 dias separam o 1º de maio de 2024 do dia 10 de abril de 2025. Da interrupção do fluxo de veículos na antiga estrutura a liberação do trânsito na nova ponte, a região vive nesta quinta-feira, 10, um dos dias mais importantes de sua história recente. Quase um ano após a catástrofe climática, a ERS-130 volta a ser a principal ligação entre as partes alta e baixa do Vale do Taquari.

O ato de inauguração começou pouco antes das 8h, com a presença do governador Eduardo Leite. A liberação para veículos ocorreu por volta das 9h20min. A ponte construída pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) substitui a travessia arrastada pela correnteza do rio Forqueta. Se no domingo, 6, houve uma abertura temporária para carros de passeio, desta vez o trânsito no local foi retomado a pleno, inclusive para veículos de carga.

A saga para reconexão do Vale iniciou dias após a enchente histórica e envolveu diversas frentes. Começou com o aumento do fluxo na ERS-129, passou pela reconstrução da Ponte de Ferro, a montagem da Ponte do Exército e da passagem molhada sobre o Forqueta. Com alternativas variadas, os gargalos na mobilidade foram reduzidos, mas não resolvidos.

Com a ponte da 130, além da reconexão entre cidades vizinhas – como Lajeado e Arroio do Meio –, também se retomam ligações mais rápidas com regiões como a Serra Gaúcha e o Norte. Um ganho em autoestima para o Vale e um avanço logístico significativo para comunidades, municípios e empresas.

Ao todo, o Estado investiu R$ 22,35 milhões na obra. Deste valor, cerca de R$ 14 milhões foram direcionados à ponte em si, enquanto o restante foi aplicado no aterro. Por ser uma obra resiliente, foi necessária elevar a estrutura em cinco metros na comparação com a estrutura anterior. Apenas a parte para uso de pedestres não foi concluída até esta manhã.

Acompanhe
nossas
redes sociais