Amvat debate ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul

SOBRE O RIO TAQUARI

Amvat debate ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul

Investimento previsto é de R$ 300 milhões a serem solicitados ao governo estadual

Amvat debate ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul
Imagem do projeto da nova ponte

Infraestrutura e turismo pautaram a reunião da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) nesta quinta-feira, 10, em Forquetinha. O principal tema foi a proposta de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Cruzeiro do Sul. O projeto foi apresentado pelo diretor de logística da Acil e empresário, Nilto Scapin, que solicitou apoio dos prefeitos para reivindicar recursos aos governos estadual e federal.

O acesso no lado de Cruzeiro do Sul é pela ERS-130, próximo da Saibreira e em Estrela, na ERS-129 (Transantarita). A estimativa é que a obra tenha um custo de aproximadamente R$ 300 milhões em toda sua execução. De acordo com Scapin, a iniciativa foi apresentada ao governo estadual que demandou um estudo de viabilidade técnica ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). O objetivo é aproveitar recursos do Funrigs, fundo criado para recuperação do Rio Grande do Sul após enchentes. “O olho do vice-governador brilhou quando mostramos o projeto. Mas vocês sabem como é política, precisa um movimento da região e isso eu pergunto a vocês. O que falta é o pedido oficial ao governador”, detalhou Scapin.

A extensão total da ligação é de 1.260m, entre acessos de ambos os lados, elevações e o trecho central de 300m. “Tudo passa pelo Vale do Taquari, atendemos mais de 50% da economia gaúcha”, complementou o empresário. Os prefeitos decidiram se mobilizar e formalizar o pedido presencialmente ao governador em audiência ainda a ser marcada.

Foto: Henrique Pedersini

Turismo regional

O presidente da Associação de Municípios Turísticos do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, participou do encontro para detalhar um planejamento de fortalecimento do turismo regional, com a criação de um caderno de investimentos para elencar os projetos a serem desenvolvidos e obter recursos junto ao governo federal.

Imagem da margem do Rio Taquari, em Cruzeiro do Sul (Foto: Daniély Schwambach)

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais