A Caravana Educame foi recebida com alegria e entusiasmo na Escola de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, no Distrito de Delfina, em Estrela. Cerca de 200 crianças do jardim ao 4 º ano do Ensino Fundamental participaram da ação, realizada no salão paroquial, ao lado do colégio, na manhã de ontem. Na peça teatral “Educa-me, por quê?” o personagem “Por Quê”, com roupas coloridas e violão nos braços, agitou a criançada. Mostrou de forma lúdica as tantas utilizações da água. Explicou como ocorrem as enchentes e destacou a necessidade de cuidar do meio ambiente.
Depois da apresentação, ele entregou uma placa à diretora Carla Inês Steffens. “Esta é a placa de escola amiga do meio ambiente.” Logo depois, a placa foi fixada na entrada do prédio, reconhecendo a Pedro Jorge Schmidt como parceira de jornada e concedendo-lhe o título de “Embaixada do Meio Ambiente”.
A diretora Carla agradeceu a parceria e pela escola fazer parte do Educame. “Este projeto vem ao encontro da proposta da nossa escola, voltada ao campo ao meio ambiente.” Ela observou que as crianças ficaram felizes e encantadas com a caravana. “Percebemos a ludicidade na na apresentação, e os alunos participaram ativamente.
Repórter mirim
As duas turmas do 4º ano tiveram um momento especial depois do teatro. Convidados a participar da oficina “Repórter Ambiental Mirim”, os 35 alunos aprenderam como a identificar quais assuntos, temas e eventos que são notícia na escola e na comunidade na área ambiental. Também receberam orientações sobre elaboração de texto a partir de informações básicas. A intenção da dinâmica é criar uma conexão entre a escola e o Programa Educame. No suplemento mensal, uma página será dedicada a conteúdo enviado pelos estudantes, ou seja, pelos repórteres mirins ambientais.
O aluno Matheus Felipe Fell, 9, participou do teatro e da oficina. Ele conta que gostou do personagem “Por Quê?” e de saber que a raposa é o símbolo do jornalismo. Ele já identificou algumas ações da escola que podem ser notícia para o Educame. Matheus conta qua na escola todos cuidam para não deixar água acumulada em potes ou vasos, para não proliferar mosquito da dengue.