Após praticamente finalizar a construção de uma nova ponte em tempo recorde sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, a Secretaria Estadual de Transporte e Logística passa a se movimentar com mais intensidade para cumprir duas outras promessas feitas ao Vale do Taquari. A primeira é mais conhecida do público geral. Trata-se da recuperação de trechos pavimentados da ERS 129, entre Estrela e Colinas, e da pavimentação asfáltica de sete quilômetros (da mesma rodovia) de chão batido no famigerado trecho entre Colinas e Roca Sales, uma das únicas vias de ligação regional nos últimos 11 meses. A segunda promessa do Estado talvez não seja de tamanho conhecimento do público regional. Mas nem por isso perde em importância. Trata-se da recuperação e “remodelação” de 97 quilômetros da ERS-332, entre Encantado e Soledade.
É a “Rota da Erva-Mate”. Um trajeto que também serve ao turismo mas, acima de tudo, é a principal rota de escoamento da produção e entrega de insumos ao principal polo ervateiro do Estado – sem falar em outras cadeias econômicas em Doutor Ricardo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Anta Gorda e Arvorezinha. “Vamos ter uma nova ERS-332”, avisou o secretário estadual Juvir Costella, durante entrevista ao Frente e Verso. A previsão é investir R$ 200 milhões para permitir o tráfego de caminhões ainda maiores, garantir muito mais agilidade logística à região, e o principal: melhorar a segurança dos motoristas em geral e comunidades lindeiras. E nós vamos cobrar, é claro!
Frente Parlamentar Contra os Pedágios projeta audiências públicas
Idealizador da Frente Parlamentar Contra os Pedágios, o deputado estadual Paparico Bacchi (PL) participou do programa Conexão Regional de ontem. Além dele, participaram do importante debate o também deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) e os empresários e líderes regionais Nilto Scapin e Adelar Steffler. E, entre as novidades divulgadas por Bacchi, destaque para a realização de pelo menos 10 audiências públicas referentes ao processo de concessão do Bloco 2, que envolve – entre outras – as nossas rodovias estaduais. E será de suma importância que a grande maioria desses encontros sejam realizados no Vale do Taquari, a região mais impactada pelos pedágios e, também, pelas históricas e trágicas enchentes de 2023 e 2024.
Leite confirma Edivilson
Deputado estadual, ex-prefeito de Rio Pardo, e irmão do ex-presidente da assembleia e atual conselheiro do TCE/RS, Edson Brum, Edivilson Brum (MDB) garantiu nesta semana mais um importante passo na trajetória politica. Conforme antecipamos, ele foi nomeado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) como o novo Secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Na assembleia, quem assume a vaga de Brum é o suplente Tiago Simon (MDB). E há quem diga que isso fortalece a provável candidatura a governador de Gabriel Souza (MDB).
TIRO CURTO
- Ao menos duas chapas devem concorrer ao comando do MDB de Estrela. Uma será encabeçada pelo vereador Douglas Daroit. E a outra pela ex-secretária municipal de Saúde, Márcia Scherer.
- Já em âmbito regional, tudo indica que a coordenação do MDB vai ficar mesmo com o ex-prefeito de Estrela e ex-deputado estadual, Elmar Schneider (MDB).
- Em entrevista ao Conexão Regional, na segunda-feira, o presidente da câmara de Estrela, Ernani de Castro (MDB), falou sobre a cassação do mandato em função da participação dele em um churrasco pago por empresa privada durante as eleições. Em resumo, ele demonstra tranquilidade com relação à futura análise do recurso no TRE, e confirmou a contratação de advogados de POA.
- O governo de Lajeado formou a Comissão de Revisão do estacionamento rotativo pgo em vias públicas. Fazem parte do grupo Guilherme Cé, vice-prefeito; Alex Schmitt, secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade; Elisânegla Hoss, assistente superior; Natanael Zanatta, procurador geral; e Vinícius Renner, coordenador de trânsito.
- A câmara de Teutônia deve iniciar nos próximos dias, e antes tarde do que mais tarde, a reforma do telhado do chamado “castelinho” dos vereadores.
- Já o governo de Teutônia contratou empresa de consultoria para estudar o melhor modelo de recolhimento de resíduos sólidos, e também para auxiliar na elaboração do edital de licitação para a concessão do serviço. Em tempo, o Executivo de Lajeado também buscou este caminho.