Como começou sua história com a cultura tradicionalista e com o CTG?
Em 2012, meu filho mais velho começou a dançar na invernada juvenil e minha filha na invernada pré-mirim no CTG Chaleira Preta, de Venâncio Aires. Foi aí que começou o meu envolvimento com a cultura tradicionalista e o Centro de Tradições Gaúchas Querência da Mata, de Mato Leitão.
Quais foram os principais desafios e conquistas da sua gestão até agora?
Minha gestão começou no início deste ano. O maior desafio até o momento foi organizar o departamento artístico. Já a maior conquista que considero foi levar as invernadas em um rodeio artístico.
Como o CTG tem se envolvido com a comunidade de Mato Leitão e na preservação das tradições gaúchas na cidade?
A entidade costuma participar dos eventos municipais promovendo cursos de dança, cavalgadas e marcando presença em rodeios levando o nome do município. Nosso papel é estar atuante no movimento tradicionalista divulgando a cultura e tradições gaúchas.
O CTG realiza algum evento tradicional que já virou referência na região?
Dentre os eventos temos a Cavalgada da Lua Cheia, o Fandango de Formatura do Curso de Dança, Cavalgada Regional dos Vales das Prendas, cavalgada em busca da chama crioula, além do Rodeio Campeiro, fandangos, Missa Crioula no aniversário da entidade, almoço com tradicional costelão e atividades culturais
Como é feita a preparação dos grupos de dança? Há incentivo à participação de jovens e crianças no CTG?
Temos dois grupos de dança: invernada juvenil e mirim. Os ensaios ocorrem semanalmente. O departamento cultural faz provas anuais para seu prendado interno. O trabalho com os jovens é feito na área campeira sempre incentivado pelos laçadores mais experientes. Na área artística, com apresentações de dança nas escolas, além de atividades no CTG como, passeio a cavalo, charrete, dentre outros.
Quais são os principais desafios enfrentados hoje pelos CTGs em geral?
O recurso financeiro sempre é um grande desafio. A ajuda que temos é através das leis culturais, mas demandam muita dedicação e tempo das patronagens que fazem serviço voluntário.
O que o público pode esperar do CTG Querência da Mata nos próximos meses?
A entidade cresceu muito nos últimos anos e, tenho certeza, que vai continuar crescendo. Temos muitas atividades programadas para os próximos meses como, na próxima sexta-fera, 11, inicia o curso de dança. No dia 1º de maio, acontece a Cavalgada das Prendas. Dia 7 de junho, nosso fandango. Em agosto realizamos a cavalgada em busca da Chama em Caxias do Sul. Em setembro teremos diversas atividades farroupilhas. Em outubro, promovemos a Cavalgada da Família, Cavalgada de Integração da Entidade. Em dezembro, ocorre o Rodeio Crioulo e jantar festivo de final de ano.