O governo municipal aguarda aprovação de projeto de lei que dá mais um passo para a construção do novo posto de saúde do bairro São Cristóvão. A abertura de crédito especial à Secretaria de Saúde, no valor de R$ 7,2 mil, teve sua votação adiada na sessão de ontem. O montante irá custear a execução do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) da futura unidade.
Idealizada ainda na gestão passada, a nova estrutura será erguida em área localizada na rua Coelho Neto, próximo à Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). O município agora busca definir a empresa responsável pela obra. Duas concorrentes na licitação aberta em fevereiro foram desclassificadas após análise de documentos.
A expectativa é que a definição da empresa vencedora ocorra nas próximas semanas. Depois, com a assinatura do contrato, a estimativa do município é de que a obra fique pronta em, no máximo dois anos. O investimento total será de R$ 5,3 milhões.
“Recebemos o recurso e queremos entregar a obra dentro desse prazo, nesta gestão. Queremos proporcionar um melhor acesso à saúde da comunidade do São Cristóvão. Então, esperamos que os prazos sejam cumpridos e não ocorra nenhuma interferência que possa atrapalhar a obra”, destaca a secretária de Saúde, Giovanna Linhares.
Qualificação no atendimento
O novo posto do bairro substituirá a atual unidade, localizada na rua Fábio Brito de Azambuja. Segundo Giovanna, o prédio está com sérios problemas estruturais, com fundações comprometidas, paredes rachadas e infiltrações. Isso torna qualquer tentativa de reforma não só ineficaz, mas também arriscada.
“Estamos muito confiantes com essa nova unidade. Queremos melhorar muito a qualidade assistencial em Lajeado. O São Cristóvão cresce e as pessoas acessam muito a unidade. Precisamos apresentar mais serviços, já que a estrutura será mais ampla”, projeta.
A nova unidade contará com todos os serviços oferecidos em uma unidade básica de saúde. Entre os principais serviços oferecidos estão as consultas multiprofissionais, coleta de pré-câncer, realização de testes rápidos, imunização e procedimentos de enfermagem, como aplicação de medicamentos e curativos.