Representantes de Lajeado participou de um painel na programação do RS Innovation Stage, palco do governo do Estado, no South Summit Brazil, que ocorre no Cais Mauá, em Porto Alegre. A participação foi no painel “Uma casa por dia: a quádrupla hélice como agente para execução de projetos de alto impacto social”, junto ao Pro_move Lajeado, por meio da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Ministério Público e iniciativa privada. A participação foi na manhã desta quarta-feira, 9, dia da abertura do evento.
Neste ano, o palco do governo do RS recebeu 368 propostas de painéis. O painel de Lajeado foi um dos 50 selecionados para apresentação. Participaram a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Tiago Guerra, o promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, e a superintendente executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.
O painel, que teve duração de cerca de 20 minutos, contou com uma apresentação sobre município, relatos sobre a cheia história de maio, as ações e o papel da quádrupla hélice (modelo que conecta governo, setor privado, universidade e sociedade civil) para o desenvolvimento do programa Uma casa por dia.
A Gláucia reforçou a importância da atuação conjunta para a busca por soluções rápidas e eficientes em meio à cheia histórica que atingiu a região. “A rápida e eficaz união entre agentes públicos, iniciativa privada, universidade e sociedade civil foi fundamental para viabilizar a construção deste programa. É por meio dele que entregaremos as primeiras casas às famílias atingidas pela cheia. Essa é mais uma marca da nossa reconstrução”, destacou Gláucia, durante o evento.
South Summit
Pelo quarto ano seguido, o South Summit Brazil é realizado em Porto Alegre. A programação ocorre entre os dias 9 e 11 de abril e o evento é um dos maiores encontros de inovação da América Latina. A expectativa é receber 24 mil participantes, mil investidores e 150 fundos de investimento.
Uma Casa por Dia
O programa “Uma Casa por Dia” tem como objetivo a construção de lares dignos e definitivos para famílias que perderam tudo durante as cheias. A iniciativa é uma parceria entre a administração municipal, setor privado, universidade e sociedade civil. Em Lajeado, as primeiras 10 casas estão em fase de conclusão. A administração municipal doou terrenos para a construção das residências e a construção ocorre por meio de doações.
Recentemente, a Agil firmou um convênio com o Ministério Público. O Fundo de Bens Lesados do Ministério Público do Rio Grande do Sul financiará a construção de 40 casas, com R$ 5,2 milhões. Além de Lajeado, os municípios de Muçum, Relvado, Estrela também foram contemplados com 10 casas cada.