Pauta permanente quando há troca na diretoria da CDL, nos momentos em que as demandas do varejo são questionadas aos lojistas e até em planos de governos municipais. O comércio irregular é uma das principais queixas para os empresários.
Em Lajeado, basta percorrer as quadras mais movimentadas do Centro e será preciso desviar das “lojas” a céu aberto com mercadorias espalhadas nas calçadas. Aos que assumem o custo com locação ou compra de uma sala comercial, contratação de funcionários, alvarás, vínculo a entidades associativas e principalmente impostos, é um golpe duro e desencorajador.
Nas últimas semanas, o diário oficial publicado pela administração de Lajeado registra algumas autuações para empresas por aspectos sanitários. É preciso dizer que a fiscalização é necessária e a multa condiz com o cumprimento da legislação. Porém, é preciso coibir a prática do comércio clandestino também. Não acredito que exista nota fiscal, procedência comprovada e pagamento de tributos.
Tarefa para o setor responsável, uma justa atenção aos comerciantes, seus colaboradores comissionados e até mesmo no embelezamento e fluxo das ruas no Centro.
Governador, o Cristo e 2026
Eduardo Leite permaneceu em Encantado por cerca de 5h no último domingo para inauguração do complexo do Cristo Protetor. Discursou, fez fotos e concedeu entrevista.
Mostrou conhecimento sobre o impasse que envolve a recuperação da malha ferroviária, em especial, o trecho entre Muçum e Guaporé para os passeios do “Trem dos Vales”. O tema está a cargo do vice, Gabriel Souza. Em relação aos pedágios, garantiu uma tarifa menor que os R$ 0,23 por quilômetro rodado da proposta inicial. Elogiou a construção do monumento sem recursos públicos e o potencial turístico da região.
Leite governa o estado até o final de 2026, mas pode ausentar-se por algum período para uma provável candidatura. O sonho era a presidência, mas o destino encaminha o ex-prefeito de Pelotas para buscar uma cadeira no Senado.
Rapidinho…
- Um projeto na câmara de Lajeado sugere regulamentar a circulação de veículos autopropelidos, como bicicletas elétricas, patinetes e similares. A proposta é de Mano Pereira (PL) e foi debatida nas comissões permanentes em conjunto com leis para recolhimento de sucatas de veículos abandonadas em via pública.
- Faltou um nome expressivo do governo federal na inauguração do Cristo Protetor de Encantado. Para quem sonhava com o presidente Lula, ou o ex-presidente Bolsonaro, a realidade foi a ausência até do ministro do Turismo. Ficou feio!
- Nas próximas horas o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) deve aceitar o convite para assumir a secretaria de Cultura do RS. Com isso, abre uma vaga na Assembleia Legislativa para o PDT. O primeiro suplente é Tiago Cadó e logo depois o ex-prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto, que deve ganhar algum período no cargo.