“Caixa de contenção é proibida, porque fica na contramão da descida” afirmou o prefeito de Imigrante, Germano Stevens, durante em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9 desta quarta-feira, 8.
A fatalidade mais recente ocorreu na última sexta-feira, 4, quando um ônibus transportando docentes e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) perdeu o controle, resultando na morte de sete pessoas e deixando 26 feridos. “Os freios não venceram a curva. Segundo o motorista, ele acreditava que uma caixa de contenção ou mesmo uma lavoura poderiam ter parado o ônibus, jamais imaginou encontrar uma ribanceira”, lamentou Stevens.
O prefeito justificou que a legislação anterior impedia a instalação da caixa de contenção. No entanto, em uma reunião realizada na terça-feira, 8, no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite (PSDB) teria garantido a instalação de uma estrutura similar na Rota do Sol, outro trecho conhecido por sua sinuosidade. O encontro contou com a participação do diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, e do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Além de medidas emergenciais a serem implementadas, como reforço na sinalização, recuperação do pavimento e melhoria da drenagem em diversos pontos da rodovia, Stevens informou que a via será incluída no Funrigs para receber investimentos destinados a intervenções cruciais, incluindo obras para prevenir deslizamentos. “Percebemos um olhar sensível do governo estadual em relação à nossa rodovia. O governador Leite tem mantido contato constante e solicitado ações imediatas para aumentar a segurança da via”, concluiu o prefeito.