Promessa de campanha da atual gestão municipal, a reestruturação da Coordenadoria de Projetos Especiais começa a sair do papel. Como primeira medida, está prevista a vinculação do departamento ao gabinete da prefeita. Além disso, mais profissionais serão agregados ao corpo técnico e uma terceirização de parte do serviço está prevista.
A ideia de fortalecer a coordenadoria visa melhorar a fiscalização de obras públicas, um dos gargalos observados dentro da administração. Outra ação do município com o movimento é melhorar o trabalho de captação de recursos, sobretudo oriundos de Brasília.
Conforme a prefeita Gláucia Schumacher, a ideia é que o grupo fique cada vez mais próximo ao planejamento da cidade. Detalhes foram apresentados em reunião semana passada, que teve a participação dela e do vice-prefeito Guilherme Cé.
“Falamos sobre vias que precisam ser abertas, ampliadas, ruas que devem ser recapeadas. E para isso, precisamos dos projetos especiais conosco. Por isso, vamos estruturar melhor esse importante departamento”, destaca Gláucia. Um projeto de lei com esse propósito foi encaminhado e tramita na câmara de vereadores.
“Faltam fiscais”
Além de vincular a coordenadoria ao gabinete, Gláucia determinou a contratação de um administrador para o setor. O profissional atuará como um “elo de ligação” com secretarias, como as de Obras e de Serviços Urbanos. Mais um engenheiro também será designado para o departamento.
Outra medida que avança, segundo a prefeita, é de buscar profissionais de forma terceirizada para atuar na fiscalização. “Fizemos uma conversa preliminar com a Univates, com um grupo de engenheiros e arquitetos. A ideia é contar com uma fiscalização externa, rígida e mais efetiva. Hoje, não temos fiscais suficientes”, pontua.
Há casos de profissionais técnicos do setor de projetos que são responsáveis por fiscalizar cerca de 20 obras na cidade, sendo que o ideal seria um número muito menor. “Percebemos essa dificuldade deles, por isso buscamos auxílio externo. Então, pensamos que num primeiro momento, o mais rápido é terceirizar”.
Prioridades
Conforme Gláucia, o município busca definir, num primeiro momento, quais obras serão priorizadas pela nova administração. A ideia é ter essa lista até o fim do mês.
“Vamos definir quais as ruas em que iremos começar o capeamento, a recuperação, ou também quais serão os equipamentos públicos construídos.”