Vale fica de fora do plano estadual para novos radares meteorológicos

PREVENÇÃO A CHEIAS

Vale fica de fora do plano estadual para novos radares meteorológicos

Equipamentos serão distribuídos em pontos considerados estratégicos para garantir a cobertura de praticamente todo o território gaúcho; Confira as cidades selecionadas

Vale fica de fora do plano estadual para novos radares meteorológicos
Foto: Divulgação
Estado

O governo do Rio Grande do Sul abriu o processo de contratação da empresa que será responsável pela instalação de três novos radares meteorológicos no estado. As propostas serão recebidas no próximo dia 24 de abril. O investimento, previsto em até R$ 186,5 milhões, será feito com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e prevê um contrato com duração de dois anos.

Os novos equipamentos serão distribuídos em pontos considerados estratégicos para garantir a cobertura meteorológica de praticamente todo o território gaúcho. No entanto, o Vale do Taquari — uma das regiões mais afetadas por eventos climáticos extremos nos últimos anos — não foi contemplado com nenhuma das novas estruturas.

As cidades escolhidas foram Manoel Viana, na região oeste; Soledade, no norte; e Pelotas, ao sul. Na porção leste, a cobertura continuará sendo feita pelo radar já em operação em Porto Alegre.

Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá prazos específicos para a instalação de cada radar: 10 meses para o equipamento de Manoel Viana, até 16 meses para o de Pelotas e 20 meses para o radar de Soledade.

Além da instalação, a empresa deverá garantir o monitoramento contínuo das condições meteorológicas durante todo o período contratual. Pelo menos dois meteorologistas deverão atuar diretamente no serviço, emitindo boletins de curtíssimo prazo (até 3 horas) e de curto prazo (entre 6 e 12 horas). As informações repassadas devem incluir estimativas de chuva, temperatura, vento e condições marítimas no Estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais