As obras de resiliência climática vão transformar as rodovias da região. Segundo o secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, “teremos uma nova ERS-332.”
O trecho entre Encantado e Soledade tem 92 km e deve receber investimento de aproximadamente R$ 200,4 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Furings). De acordo com o secretário, a empresa responsável pela execução já foi contratada, e o projeto executivo está em avaliação pelo Daer.
Além da ERS-332, a ERS-129 também será contemplada, com obras orçadas em R$ 55,9 milhões. “Ambas as rodovias passarão por intervenções que chamamos de reconstrução e resiliência, o que permitirá menores prejuízos em caso de novos eventos climáticos extremos”, afirma Costella.
As melhorias incluem recuperação do pavimento, obras de contenção, reforço e recuperação de cabeceiras e pontes. O secretário também destaca que, diante do aumento expressivo no tráfego de veículos pesados, a estrutura será preparada para suportar cargas de até 45 toneladas.
A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de 2026. No entanto, a apresentação do projeto executivo está prevista para ocorrer ainda no mês de abril.