Morador de Lajeado, Carlos Antônio Eifler, de 54 anos, ganhou projeção nacional nos últimos dias após ter nome citado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um ato político na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo, 6. Em tom de crítica ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro mencionou Eifler como um dos condenados por suposta tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.
“Pipoqueiros e sorveteiros são condenados por tentativa de golpe no Brasil”, disse o ex-presidente em inglês, ao tentar se referir a dois dos réus envolvidos nos atos golpistas. Um deles é Eifler, que tem registrado em seu nome um pequeno negócio de venda de pipocas desde 2020. A tentativa frustrada de falar em inglês também viralizou nas redes sociais.
A citação aconteceu poucos dias depois de o STF formar maioria para condenar o morador de Lajeado por associação criminosa. A decisão foi tomada em sessão virtual iniciada no fim de março, com relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo o voto de Moraes, Eifler se juntou a outros manifestantes no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, com o objetivo de atentar contra o Estado Democrático de Direito.
Condenação
O pipoqueiro recebeu pena de um ano de reclusão, que foi substituída por medidas alternativas, como 225 horas de serviços comunitários, participação em curso sobre democracia e proibição de se ausentar da comarca ou de utilizar redes sociais. Além disso, deverá pagar multa de aproximadamente R$ 13 mil e, junto aos demais condenados, poderá ser responsabilizado pelo pagamento de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.
Em depoimento, Eifler contou que chegou a Brasília por volta das 14h30 do dia 8 de janeiro e foi diretamente ao acampamento com sua barraca. Afirmou que permaneceu no local durante a noite e não participou das invasões aos prédios dos Três Poderes. “Após terminar a parte da montagem das barracas, já era na parte da noite. Deste momento até a noite, nós não saímos do QG”, declarou.
No entanto, o STF entendeu que a permanência e adesão à movimentação golpista são suficientes para configurar o crime de associação criminosa.
Redes sociais e posicionamento político
Nas redes sociais, Eifler deixou clara a insatisfação com o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em diversas publicações, manifestou apoio a greves de caminhoneiros, aos acampamentos em frente a quartéis e chegou a defender intervenção militar sob comando de Bolsonaro.
A defesa argumenta que ele foi à capital federal para participar de uma manifestação pacífica e que desconhecia qualquer intenção de invasão aos prédios públicos.
A condenação de Carlos Antônio Eifler é mais um capítulo das dezenas de julgamentos em curso contra participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram na depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília.