Município planeja novos acessos para minimizar gargalos no trânsito

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Município planeja novos acessos para minimizar gargalos no trânsito

Construção de viaduto e acesso pela BR buscam aliviar o tráfego nos bairros Alto do Parque e São Cristóvão, oferecendo deslocamentos mais rápidos e seguros

Município planeja novos acessos para minimizar gargalos no trânsito
Principal ligação do Alto do Parque com a área central se dá pelo Hidráulica (Foto: Mateus Souza)

O governo municipal trabalha na criação de novos acessos para os bairros Alto do Parque e São Cristóvão, atendendo aos inúmeros pedidos de moradores e condutores. A iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana, reduzir congestionamentos e oferecer alternativas de deslocamento mais ágeis e seguras.

O aumento do fluxo de veículos tem gerado dificuldades em vias como a Rua 17 de Dezembro e a Avenida Senador Alberto Pasqualini, especialmente nos horários de pico. Para aliviar o trânsito, a administração municipal planeja a implantação de novas vias alternativas, buscando dividir o tráfego e otimizar o escoamento de veículos.

Uma das principais propostas é a construção de um viaduto entre os bairros Alto do Parque e Hidráulica, sobre a BR-386. A obra promete reduzir os congestionamentos, garantindo maior fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas e pedestres.

O traçado completo não está definido, mas o objetivo do município é aproveitar a rua Silvestre Jacob Ely, próxima ao Parque do Imigrante, para fazer a nova ligação, que sairia nos fundos da Fruki Bebidas.

“Além disso, o viaduto deve contribuir para a redução do tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e diminuir o estresse causado pelos engarrafamentos. Com isso, espera-se uma melhoria significativa na mobilidade”, destaca o secretário do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Alex Schmitt.

Caso o projeto seja executado, a ideia do município é fazer com que os viadutos entre os dois bairros tenham sentido único de trânsito. Ou seja, um dos trajetos funcionará no sentido Centro-Bairro enquanto o outro terá fluxo inverso de veículos.

Alto custo

O secretário ressalta que um dos desafios para a realização das obras é o alto custo, devido à complexidade dos projetos. Para viabilizar as melhorias, a Prefeitura de Lajeado busca captar recursos junto ao Governo do Estado e à União.

Hoje, único acesso direto da BR-386 ao São Cristóvão é feito pela alça da Av. Pasqualini (Foto: Mateus Souza)

“A colaboração entre diferentes esferas governamentais e a priorização dessas iniciativas são estratégias essenciais para garantir a melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana na cidade”, afirma Schmitt.

Em relação à obra sobre a rodovia federal, o assunto travou após a enchente de maio de 2024, visto que o município necessitaria de autorização da CCR ViaSul e da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) para avançar no projeto.

Via alternativa

Outra iniciativa estudada é a criação de um novo acesso direto para o bairro São Cristóvão a partir da rodovia, o que permitirá deslocamentos mais rápidos e eficientes. A medida deve aliviar o tráfego nas vias já saturadas, proporcionando mais praticidade no dia a dia dos moradores e motoristas.

“Isso garantirá maior celeridade no deslocamento, reduzindo o tempo de viagem e proporcionando mais comodidade para todos que circulam pela região”, conclui o secretário. Com essas ações, a Prefeitura de Lajeado busca transformar a infraestrutura viária da cidade, promovendo soluções para um trânsito mais fluido e seguro.

Hoje, o único acesso direto da BR-386 ao São Cristóvão se dá pela avenida Senador Alberto Pasqualini. No entanto, as obras de ampliação da rodovia, bem como o aumento no fluxo de veículos em direção a Arroio do Meio pela Ponte de Ferro, impactaram no trânsito na via, deixando-a sobrecarregada.

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