Comunidade defende ações à reconstrução da cidade

Nos bairros

Comunidade defende ações à reconstrução da cidade

Embora não tenham sofrido impactos diretos com a inundação de maio, Alto do Parque e São Cristóvão tiveram problemas logísticos e serviram de abrigo para milhares de famílias atingidas pela enchente. Temas como saúde e segurança pública ganham destaque

Comunidade defende ações à reconstrução da cidade
Ginásio de esportes do São Cristóvão recebeu moradores durante a enchente de maio (Foto: Mateus Souza)

Uma população superior aos 8 mil habitantes, pujança econômica e localização privilegiada, com acesso às duas principais rodovias que cruzam Lajeado. Os bairros Alto do Parque e São Cristóvão estão entre os mais valorizados da cidade, sobretudo no aspecto imobiliário. Mas são localidades que também enfrentam desafios a serem superados.

Esses apontamentos constam em pesquisa feita em 2024, que ouviu moradores de toda a cidade sobre quais são as prioridades e as maiores demandas em cada um dos 28 bairros da cidade. Embora não tenham sido afetados diretamente pela catástrofe climática de maio do ano passado, tanto no Alto do Parque quanto no São Cristóvão, o tema da reconstrução ficou evidente.

No São Cristóvão, por exemplo, mais de 90% dos entrevistados consideraram a reconstrução e as ações contra enchentes como prioridade no município. Para a comunidade do Alto do Parque, esse índice ficou em 84,6%. Os dois bairros abrigaram, em diferentes espaços, famílias desabrigadas pela inundação e também amargaram prejuízos logísticos no período.

A pesquisa, parte de um dossiê entregue aos três candidatos à prefeito de Lajeado em agosto de 2024, revelou quais os principais anseios e os pontos mais importantes a serem resolvidos nos bairros da cidade. O documento foi desenvolvido pela empresa Macrovisão, contratada pelo Grupo A Hora.

Melhorias em serviços essenciais

O segundo assunto mais demandado por moradores do São Cristóvão é a melhoria no atendimento em saúde no bairro. Quase 86% dos entrevistados mencionaram esse item com destaque. A localidade está em vias de receber um novo posto de saúde, que vai substituir a estrutura atual.

Já no Alto do Parque, a segunda principal prioridade apontada é a segurança pública, citada por 76,9% dos entrevistados. Embora seja considerada uma das regiões mais seguras de Lajeado, moradores acreditam que o tema precisa de mais atenção das autoridades.

Já na sequência, as principais demandas se assemelham. As duas comunidades entendem, por exemplo, a necessidade de novas pontes e obras viárias para melhorar a mobilidade urbana no município.

Questões abertas

Parque do Imigrante abrigou famílias e concentrou operações de resgate durante a enchente. (Foto: Mateus Souza)

Em uma das etapas da pesquisa, moradores foram perguntados, em uma questão aberta, sobre obras ou melhorias a serem realizadas nos bairros ao longo desta nova administração. As demandas são variadas e englobam áreas diversas.

No São Cristóvão, 11 pessoas consideram importante que o bairro tenha mais vagas em creches. Outros cinco entrevistados pediram mais consultas em postos de saúde, bem como mais médicos e horários disponíveis para a população. Também chama atenção as menções para melhorias nas ruas.

Por outro lado, no Alto do Parque, a melhoria na iluminação pública é mencionada com destaque por quatro entrevistados. Também foram citadas por mais de uma pessoa necessidade de melhorias nas ruas. Por fim, chamam atenção os pedidos por mais atratividades no Parque do Imigrante, um dos símbolos do bairro.

Acompanhe
nossas
redes sociais