A Polícia Civil instaurou um inquérito civil para apurar as reposnabilidades e causas do acidente ocourrido em Imigrante na estrada da Rota do Sol (VRS-863). O veículo foi removido na tarde deste sábado com o apoio de um guincho e encaminhado ao depósito do Detran.
Segundo o delegado do caso, José Romanci Reis, o condutor do veículo já foi ouvido pela polícia e afirmou que o ônibus teve problema nos freios, porém a confirmação dependerá de um laudo realizado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
A polícia ouvirá também testemunhas e demais pessoas que ocupavam o veículo. “Alguns estão hospitalizados. Nossa ideia e ouvir essas pessoas em Santa Maria para elucidar a situação e chegar a alguma conclusão. O ônibus também passará agora por uma perícia mais técnica”, afirma.
Reis afirma que o motorista não estava embriagado. Com relação à velocidade, disse em entrevista coletiva, que não há nenhuma constatação e que será verificado os discos do tacógrafo. “Não há imagens no local, apensa os relatos das pessoas”.
Sobre a responsabilização do crime, a policia trabalha com a possibildiade de ouvir os responsáveis pela manutenção do ônibus, fabricado em 2006 e adquirido pela UFSM em 2015. “Vamos ouvir todos responsáveis. Para esse ônibus circular ele deveria estar em perfeitas condições. O motorista também, se ele sabia que havia falhas no freio, não poderia ter seguido viagem”.
Nomes divulgados
Ainda neste sábado, foram confirmados os nomes das sete pessoas que morreram no acidente. A lista foi divulgada pela Universidade.
O acidente ocorreu por volta das 11h, na estrada da Rota do Sol (VRS-836). Havia 33 pessoas ocupando o veículo, entre professores e alunos que eram estudantes do curso de Paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria.