Projetos qualificam serviços de atendimento a população

Nos bairros

Projetos qualificam serviços de atendimento a população

Novo Posto de Saúde e Central de Polícia devem melhorar oferta de serviços prestados aos munícipes e proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais segurança

Projetos qualificam serviços de atendimento a população
Comunidade espera por um espaço mais confortável para atendimentos em saúde. (Foto: Maira Schneider)

A rápida expansão do São Cristóvão e a consolidação como “novo Centro” aumenta a necessidade da população por melhores serviços. Dois projetos – um deles já em execução – tendem a suprir a demanda da comunidade, com perspectiva de melhorias no atendimento em saúde e na segurança pública.

O novo posto do bairro substituirá a atual unidade, localizada na rua Fábio Brito de Azambuja. Segundo a secretária de Saúde da cidade, Giovanna Athayde, o prédio está com sérios problemas estruturais, com fundações comprometidas, paredes rachadas e infiltrações. Isso torna qualquer tentativa de reforma não só ineficaz, mas também arriscada.

Ainda conforme a secretária, reformar um prédio antigo pode exigir investimentos constantes em manutenções periódicas. “Embora uma nova construção envolva um custo inicial maior, tende a ser mais vantajosa no longo prazo, com menos despesas com manutenção e mais durabilidade”, destaca.

Além disso, outro fator importante a ser destacado é o acesso íngreme, obstáculo significativo para quem precisa de mais apoio para se locomover. “O novo espaço suprirá essa necessidade da comunidade do São Cristóvão, já que a estrutura hoje já não atende adequadamente a alta demanda de assistência à saúde para a população”.

Os principais desafios estão relacionados aos trâmites burocráticos para início da obra. “A reestruturação do posto é uma prioridade e o projeto já está finalizado. Neste momento, estamos aguardando a suplementação do valor para que a obra possa avançar à fase de licitação”. O município já conta com recurso federal destinado à obra, que totaliza R$ 5,3 milhões.

Serviços à comunidade

O novo posto contará com todos os serviços oferecidos em uma unidade básica de saúde. “Entre os principais serviços oferecidos estão as consultas multiprofissionais, coleta de pré-câncer, realização de testes rápidos, imunização e procedimentos de enfermagem, como aplicação de medicamentos e curativos”, destaca Giovanna.

Moradora do bairro há seis anos, Leonice Dias, 40, acredita que uma nova estrutura possa oferecer uma maior variedade de serviço e conforto. “Apesar de uma estrutura que deixa à desejar, o atendimento dos profissionais é muito bom. A nossa expectativa é muito positiva e que essa obra saia logo do papel. Só temos a ganhar.”

Modernização e união das polícias

As obras da nova Central de Polícia de Lajeado seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas em um período de 18 a 24 meses. O projeto unificará os serviços de cinco delegacias no mesmo imóvel, proporcionando mais eficiência, agilidade e integração entre as forças de segurança.

Além disso, a nova estrutura facilitará o acesso da população aos serviços policiais e tornará o atendimento mais célere e humanizado. A delegada Shana Luft Hartz destaca que a centralização das delegacias melhorará a troca de informações e a logística interna.

Central de Polícia deve ser concluída entre 2026 e 2027 (Foto: Mateus Souza)

“Mesmo que uma delegacia esteja com alta demanda, a proximidade entre os setores facilitará a gestão de documentos e processos. Esse modelo já é adotado em outras centrais de polícia no estado e no país, com resultados positivos”, explica.

A nova sede trará condições mais adequadas para o trabalho policial e o atendimento à população. Shana destaca que a estrutura foi projetada para garantir um fluxo organizado e seguro. “A pessoa que vai registrar uma ocorrência terá uma entrada separada daquela utilizada para a condução de presos ou apreendidos. Assim, evitamos qualquer tipo de contato entre eles”, pontua.

O espaço também contará com salas específicas para atendimento de grupos vulneráveis, como a “Sala das Margaridas”, destinada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. “Queremos oferecer um atendimento mais humanizado, especialmente para crianças e mulheres que precisam desse suporte diferenciado”, reforça a delegada.

Investimento e localização estratégica

O projeto da Central de Polícia está sendo viabilizado por meio do programa Avançar, do Governo do Estado, enquanto o município de Lajeado cedeu o terreno para a construção. “É uma área bem localizada, estratégica e livre de riscos de alagamentos, o que garante mais segurança e durabilidade à estrutura”, explica Shana.

A nova estrutura também é uma resposta aos prejuízos sofridos com as enchentes recentes. A cheia de setembro de 2023 já havia causado danos, mas o evento de maio de 2024 trouxe estragos ainda mais severos. “Perdemos praticamente todo o mobiliário, equipamentos e documentos que não conseguimos retirar a tempo”.

Acompanhe
nossas
redes sociais