Uma homenagem aos doadores da obra do Cristo Protetor marcou o início da programação especial em alusão a inauguração do Complexo do Cristo Protetor, em Encantado. O ato foi realizado na manhã deste sábado, 5, marcado pelo descerramento da placa com o nome de todas as pessoas que contribuíram para a construção do monumento.
Segundo o presidente da Associação Amigos de Cristo de Encantado, Robison Gonzatti, muitas doações foram realizadas, desde valores altos até contribuições mais simples. Mas todas foram importantes para consolidar o projeto.
“Ser devoto é doar-se. E quantas mãos se doaram por essa obra. Quantas se doaram pelas catástrofes que toda nossa região foi afetada, quanta doação e solidariedade recebemos”.
Envolvimento da comunidade
A emoção tomou conta de Norberto Botassolli ao ver seu nome na placa. Para ele, o engajamento da comunidade, mesmo após o falecimento do ex-prefeito Adroaldo Conzatti – quem deu início a obra – , é motivo de orgulho. “É emocionante ver todo esse povo reunido por uma pessoa que não está mais junto entre a gente, mas mora dentro do nosso coração e sempre vai ficar”.
Para a empresária e doadora, Tatiana Solange Gartner, o Cristo Protetor será o atrativo âncora do Vale, trazendo muitos turistas para a região. “Fazer parte disso não tem como descrever. É uma realização. Em uma região que antes não tinha tantos atrativos, ter hoje esse monumento, é algo que me deixa sem palavras”.
Além de contribuir com a obra, a doação também foi uma forma de Nadio Benacchio homenagear o pai, que faleceu na pandemia. “Ele era ministro na comunidade, gostava muito de religião. Então, resolvemos fazer uma homenagem para ele, ainda em vida. Porém, antes da inauguração ele faleceu. Mas tenho certeza de que hoje ele está aqui conosco”.