Agora é oficial. Depois de semanas de especulações, negociações e até troca de partido, Marcelo Caumo é o novo integrante do secretariado do governo de Eduardo Leite. Ele assume a pasta do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, antes ocupada pelo ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann. Com isso, o Vale volta a ter três secretários estaduais.
Caumo tomou posse na manhã dessa sexta-feira, 4, no gabinete do governador, junto ao Palácio Piratini. Ele esteve acompanhado da esposa, Aline, durante a reunião em Porto Alegre. Trata-se do maior desafio político do ex-gestor municipal de Lajeado, que busca se projetar para concorrer a deputado federal em 2026, pelo União Brasil.
Na Sedur, Caumo vai liderar programas relevantes para os municípios, como o Pavimenta e o Desassorear RS, além de atuar em parceria com a Univates na elaboração dos planos diretores para as cidades atingidas pela enchente de maio de 2024.
Em entrevista à Rádio A Hora, ele destacou o trabalho de seu antecessor e projetou a atuação na secretaria, tendo a responsabilidade de estimular o desenvolvimento dos municípios, promover a modernização da administração pública municipal e apoiar a qualificação da mobilidade e do planejamento de transportes.
“Comecei a trabalhar ontem (quinta-feira) para me inteirar dos assuntos e ter as primeiras interações com o corpo técnico que vem elaborando e executando projetos essenciais para o estado. O Rafael fez um belo trabalho, e o Vale conquistou muitas frentes, o que foi muito importante nesse período conturbado na região, principalmente enquanto as máquinas do estado estiveram à disposição”, cita.
Oportunidade de investimentos
Embora o RS tenha passado por uma catástrofe climática há 11 meses, Caumo ressalta que o estado vive um momento histórico de oportunidade para investimentos. “Isso exige planos bem traçados para que saiam da teoria e alcancem a prática, porque o pior que pode acontecer não é não ter dinheiro, mas ter e investir incorretamente”, reflete.
Ainda que não seja de responsabilidade de sua pasta, Caumo se compromete a sensibilizar o governador Eduardo Leite (PSDB) e o secretário de Apoio à Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, sobre a importância de alterações no plano de concessões de rodovias do Bloco 2.
Caumo deve ficar por 12 meses na secretaria. Isso porque, para levar adiante sua candidatura ao parlamento federal, precisará se desligar do cargo no começo de abrir em virtude da legislação eleitoral. “Pretendo absorver o máximo possível da secretaria e realizar uma grande articulação”.
Três secretários
A ida de Caumo ao Piratini faz com que a região volte a ter três integrantes no alto escalão gaúcho. Ex-diretora de Meio Ambiente de Lajeado e ex-presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann assumiu a pasta do Meio Ambiente e Infraestrutura em abril de 2022. Ela permanece no cargo desde então.
No começo da nova gestão, a ex-diretora do Tecnovates, Simone Stülp, se integrou ao grupo, ao assumir a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Antes, estava como secretária adjunta na mesma pasta.
Outros dois nomes do Vale integraram o secretariado na gestão de Eduardo Leite. Rafael Mallmann liderou a pasta do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano entre abril de 2022 e fevereiro deste ano, quando pediu exoneração. Já Mauro Hauschild comandou a pasta Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo entre 2020 e 2022.