O acidente com o ônibus que transportava estudantes da escola Politécnica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para uma visita técnica em Imigrante, no Vale do Taquari, já é tratado como uma das maiores tragédias rodoviárias da região. Segundo relatos de testemunhas, o veículo perdeu os freios na descida da Linha Berlim e despencou do penhasco, atingindo uma altura estimada de 30 metros antes do impacto.
“Ele perdeu o freio lá em cima. O motorista só falou: ‘Se segurem e coloquem o cinto’. Ele já veio sem controle lá do topo do morro. Saltou por cima das árvores sem nem encostar. Atingiu uns 30 metros”, descreveu uma testemunha que presenciou a cena.
Outra pessoa que esteve no local relatou o desespero no momento do resgate. “A coisa lá em cima está feia, nem vá olhar. Um ônibus cheio de gente. O motorista tentou puxar o freio de mão, mas não adiantou. Desviou de um trator e acabou despencando. O motorista sobreviveu e pediu um celular para avisar alguém, mas mal conseguia falar.”
A estimativa inicial é de que o número de óbitos ultrapasse dez. Cinco foram confirmados.. O ônibus levava entre 37 a 40 pessoas, entre alunos e professores, para uma visita ao Cactário Horst. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades.
Matéria em atualização.