A confirmação da data foi feita pelo diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Vanacôr, que acompanha o andamento da obra. “Estamos na fase final de acabamentos, com a colocação da estrutura metálica e a sinalização. Nossa intenção é garantir a travessia em conjunto com a data de inauguração do Cristo Protetor de Encantado.”
De acordo com ele, os dias chuvosos atrapalharam algumas etapas de concretagem. A EGR trabalha com a possibilidade de liberação prévia no sábado para veículos leves e um bloqueio na tarde ou noite de segunda-feira, para a sequência dos trabalhos de concretagem, onde é necessário um tempo de 12 horas para secagem.
Já em relação à passagem de veículos de carga, está mantida a previsão para terça-feira (8) ou quarta-feira (9). Vanacôr ressalta que não há riscos na estrutura e que a decisão se deve apenas a questões de segurança.
Alteração no prazo
O prazo inicial para entrega da ponte era 29 de março, porém a EGR afirmou, na programação do Ministério Público, que 12 dias chuvosos entre dezembro e março afetaram os trabalhos. Na última semana, foi concluído o içamento de todas as 72 lajes sobre as vigas. Também foi iniciada, no final de semana, a pavimentação do lado de Lajeado, com a colocação do revestimento asfáltico.
O primeiro cronograma previa liberação para o dia 4 de abril, porém, devido à chuva, não foi possível realizar alguns trabalhos. A expectativa da empresa é para a liberação total no dia 8 de abril, com a conclusão de todos os trabalhos de sinalização, emplacamento e asfaltamento.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas.
PRÓXIMAS ETAPAS
- Construtora Giovanella inicia hoje a pavimentação asfáltica do trecho restante entre Lajeado e Arroio do Meio.
- Tráfego será liberado no sábado para veículos leves.
- Ponte será bloqueada na tarde ou noite de segunda para conclusão do concreto das laterais e sinalização.
- Liberação total deve ocorrer entre os dias 8 e 9 de abril, inclusive para caminhões.