Isabela Morais era uma das passageiras do ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que transportava estudantes do curso técnico em Paisagismo para uma visita ao Cactário Horst, e caiu de um penhasco na descida conhecida como Serra da Berlim, em Imigrante, no final desta manhã, 4. A estudanre relatou momentos de desespero logo antes do acidente.
“A gente tava descendo de Santa Maria para Imigrante, indo para o cactário Horst. Já tínhamos feito essa viagem outras vezes. Depois que passamos o trevo de Imigrante, o ônibus começou a descer a serra e percebemos que ele estava instável, balançando para os lados. Ficamos com medo. Quem tinha cinto colocou, mas eu não encontrei um no meu banco”, contou Isabela.
Ela descreve que tudo aconteceu muito rápido. “O motorista perdeu o controle e o ônibus começou a ir mais para os lados até cair. Tinha muita gente no chão, fora dos bancos, em cima, embaixo. Tinha gente gritando, gente que não se mexia. A gente não conseguia tirar todo mundo, não sabíamos como sair”, conclui.
De acordo com informações preliminares, o ônibus teria perdido os freios durante a descida, vindo a sair da pista e despencar. O veículo pertence à frota utilizada pelo Colégio Politécnico da UFSM.
O diretor técnico do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, Guilherme Vogt, confirmou que três pacientes já receberam alta. Em Estrela, dos seis pacientes em atendimento no Hospital Estrela, um já recebeu alta e aguarda a chegada de um familiar para retornar à cidade de origem. Os outros cinco seguem em observação mas em estado estável, fora de risco.