Venâncio Aires inicia vacinação contra gripe para grupos prioritários

saúde

Venâncio Aires inicia vacinação contra gripe para grupos prioritários

Calendário inicia na próxima segunda-feira, 7. Novidade deste ano é a inclusão de crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes

Venâncio Aires inicia vacinação contra gripe para grupos prioritários
Foto: divulgação
Venâncio Aires

A Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires inicia na próxima segunda-feira, 7, a Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025. A ação, coordenada pelo Centro de Imunizações, pretende imunizar cerca de 32.123 pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

Entre as novidades deste ano, a coordenadora do setor, Janete de Souza, destaca a inclusão da vacina contra a gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, trabalhadores dos Correios passam a fazer parte do grupo prioritário.

Grupos atendidos

O Ministério da Saúde define como grupo de rotina para a vacina contra a gripe pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos e gestantes. O grupo especial contempla puérperas (mães até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas, forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, portuários e, pela primeira vez, trabalhadores dos Correios.

Por orientação federal, todos os grupos prioritários serão atendidos simultaneamente. Para a população que não faz parte desses grupos, ainda não há previsão de vacinação. “A imunização contra a gripe é essencial para reduzir complicações da doença e prevenir internações e óbitos”, reforça o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa.

Estrutura e calendário

Inicialmente, o município recebeu 2,2 mil doses, mas a reposição será semanal. A vacina estará disponível no Centro de Imunizações e em todas as unidades de saúde com sala de vacinação. Para receber a dose, o usuário deve apresentar carteira de vacinação, CPF ou cartão SUS e comprovação de enquadramento no grupo prioritário.

Como parte das ações de intensificação, haverá vacinação em dois sábados específicos: dia 12 e dia 26, das 8h às 12h, no Centro de Imunizações, junto ao Posto Central, e na Praça Católica. O Dia D de mobilização nacional será em 10 de maio.

Vacina segura

O imunizante oferecido pela rede pública é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e contribui para reduzir o agravamento da doença, evitando casos graves e óbitos. A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão ao calendário vacinal para garantir a proteção coletiva.

Acompanhe
nossas
redes sociais