A 40ª edição do Torneio Integração de Tênis, um dos eventos esportivos mais tradicionais da região, inicia neste sábado, 5. A competição reúne atletas de quatro cidades consideradas polos da modalidade: Santa Cruz do Sul, Lajeado, Encantado e Estrela, através dos clubes locais.
Os primeiros confrontos ocorrem a partir das 9h, com Estrela contra Santa Cruz do Sul, na Soges, e Lajeado contra Encantado, no Clube Tiro e Caça. Cada equipe será representada por oito duplas por rodada.
As próximas etapas estão previstas para os dias 12 e 29 de abril, enquanto as finais ocorrem no dia 10 de maio, na cidade de Encantado.
Tradição consolidada
De acordo com Antonio Luiz Rucker, organizador e jogador veterano, o torneio é considerado pela Confederação Brasileira de Tênis o mais importante e longevo do país, com quatro décadas de história e apenas uma pausa durante a pandemia. “Após cada rodada, em cada cidade, ocorre uma confraternização entre os atletas, com almoço e bebidas. No final, em maio, serão 160 rodadas, com 256 jogos disputados. Sem dúvida, nada parecido nesse país”, afirma Rucker.
Aos 74 anos, Rucker se destaca não apenas por sua atuação na organização, mas também pela trajetória como atleta. “Participei de 155 das 156 rodadas nesses 40 anos. Com saúde, continuarei jogando até os 100 anos”, projeta.
Ele cita que a longevidade do torneio se deve não apenas ao esporte em si, mas também ao espírito de confraternização que acompanha cada rodada.
O evento, além de movimentar o cenário esportivo regional, fortalece laços entre os participantes, e busca promover integração e amizade. Para Rucker, esse é o segredo do sucesso e da longevidade da competição: “Não são só jogos, há muita disputa, sim, mas também uma confraternização longa e amigável.”