Não há dúvida de que o Canto da Lagoa se consolida como um dos maiores festivais de música do Brasil. A qualidade das 10 finalistas que voltaram ao palco no domingo à noite deixou o resultado da 18ª edição imprevisível. Tanto que a maioria dos prêmios foi dividida, com exceção da campeã, que também reconheceu Laura Dalmás como Melhor Intérprete. O acréscimo da categoria Urbana chamou a atenção de artistas de fora do Estado e a categoria Instrumental esbanjou destreza e genialidade dos músicos que, nesse caso, demonstraram capacidade de superar qualquer suporte de inteligência artificial.
Porém, é preciso refletir (e reconsiderar) alguns pontos. Situação mais comentada nos bastidores e durante a intensa cobertura do Grupo A Hora foi a ausência do espaço específico para a apresentação de músicos locais e da região, como ocorria nas edições passadas na Fase Regional. Isso está na essência do Canto da Lagoa, é o que leva as famílias para o ginásio.
Acrescento outras duas sugestões que, aliás, já ouvi em outras edições. A primeira, encontrar um local mais adequado, cuja acústica favoreça a compreensão do público. O Auditório Sicredi ou a área externa do Boulevard Encantado podem ser excelentes alternativas. A segunda, recuperar a categoria Melhor Tema para Encantado, um espaço que provoca os músicos a produzirem canções que poderão contribuir na divulgação do nosso município. No mais, até o próximo Canto da Lagoa!
E o destino do Curtume Aimoré?
Tem gente influente que garante que uma empresa de Anta Gorda, do ramo de laticínios, foi quem arrematou o prédio do Curtume Aimoré, em Encantado, por cerca de R$ 2,5 milhões, no recente leilão realizado pela Scheid Leilões. Ainda faltam alguns trâmites burocráticos para finalizar o processo. A expectativa agora é saber qual o projeto para a nobre área, localizada na principal entrada da cidade de Encantado, às margens da ERS 129.
Erva-mate no aeroporto
A Associação dos Produtores e Parceiros da Erva-Mate do Alto Taquari (APPEMAT) desenvolveu uma ação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na retomada dos voos diretos da TAP Air Portugal entre Lisboa e Porto Alegre. Os passageiros foram presenteados nesta semana com amostras de erva-mate produzida nos municípios da região alta.
O presidente da APPEMAT, Clóvis Roman, avalia que esse tipo de iniciativa reforça a relevância da futura Indicação Geográfica (IG) para a valorização e reconhecimento do produto também no mercado internacional.
Um teste e tanto para Encantado!
Desde que o Cristo Protetor ganhou forma, em 6 de abril de 2021, Encantado vislumbrou se tornar um dos destinos turísticos mais procurados do Rio Grande do Sul. E a histórica inauguração do imponente monumento, marcada para este sábado e domingo, será mais uma excelente oportunidade para testar a capacidade da cidade de 23 mil habitantes.
O governo local projeta a movimentação de cerca de cinco mil pessoas só no domingo, quando o enviado do Papa Francisco, cardeal italiano Silvano Maria Tomasi, será um dos celebrantes da missa principal. Reforço na segurança, rede hoteleira com poucas vagas, filas nos restaurantes, circulação maior de carros e pessoas na cidade. Preparem-se!
Expectativa pelo asfalto Roca-Colinas
Colega Matheus Laste assina nesta edição mais uma reportagem sobre a tão aguardada obra de pavimentação asfáltica na ERS-129 entre Roca Sales e Colinas. Embora os capítulos mais antigos dessa “novela” gerem desconfiança e aumentem a impaciência na população, penso que agora o futuro é mais promissor. Pelo menos, é o que relatam os líderes que acompanham de perto as etapas do projeto. Enquanto isso, “a estrada está sucateada”, como bem definiu um dos moradores da Linha Fazenda Lohman nesta semana, ao fotografar mais um caminhão parado no início da manhã, em função de pneu estourado.
À espera dos ônibus escolares
Parece brincadeira, mas não é. Encantado e Muçum ainda aguardam a entrega dos ônibus escolares viabilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no pós-enchente de setembro de 2023. Os recursos já foram aprovados e empenhados. Nessa semana, o prefeito muçunense, Mateus Trojan (MDB), voltou à capital federal para pressionar os responsáveis do Ministério da Educação pela liberação da frota. A Princesa das Pontes foi contemplada com quatro veículos e Encantado com 17.
Eu pergunto
O que esperar de Encantado depois da inauguração do Cristo Protetor?
BASTIDORES
- Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), anda perdendo a paciência com as exigências da Caixa Econômica Federal para avançar nos planos habitacionais. É que nenhuma casa ou prédio saiu do papel desde a enchente de setembro de 2023, embora o contrato com a empresa já tenha sido assinado.
- O advogado Felipe Henrique Giaretta assume a função de diretor administrativo da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat). Ele trabalha ao lado de Roberto Pretto, que segue como secretário executivo.
- Por falar em Amat, amanhã os prefeitos recebem o presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Angelo Fontana, para conhecer detalhes da segunda fase do programa Reconstrói RS. Tem mais recursos disponíveis para viabilizar obras estruturais por meio de parcerias público-privadas.
- “Encantado comemora 110 anos, mas nós (governo) trabalhamos no 220”. Foi uma das frases mais faladas pelo prefeito Jonas Calvi (PSDB) em suas recentes aparições públicas.
- O curta-metragem Chibo, do encantadense Henrique Lahude, é um dos nove finalistas da Competição Brasileira de Curtas-Metragens do 30° É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. O evento ocorre neste mês em São Paulo e Rio de Janeiro.
- Os shows do Nenhum de Nós e do Traia Veia devem levar milhares de pessoas a Coqueiro Baixo nos dias 11, 12 e 13, na programação da 2ª ExpoCoqueiro. Tem gente que aposta que a cidade de 1,3 mil habitantes vai multiplicar em mais de 10 vezes a população. Grande evento pela frente!