Comunidade rural debate Plano Diretor em audiência pública

MUÇUM

Comunidade rural debate Plano Diretor em audiência pública

Barra das Contas reuniu cerca de 50 moradores para assistir apresentação de técnicos da Univates

Comunidade rural debate Plano Diretor em audiência pública
Fotos: Matheus Giovanella Laste
Muçum

Cerca de 50 pessoas da área rural de Muçum compareceram ao salão comunitário da localidade de Barra das Contas para a audiência pública sobre o Plano Diretor, ministrada pelos técnicos da Univates. A reunião ocorreu durante esta tarde, 3, enquanto a audiência pública para a área urbana será à noite. Vereadores e secretários do governo municipal também se fizeram presentes no ato. O atual Plano Diretor do município é datado de 1968. 

O Plano Diretor é a principal lei que define o crescimento e a organização do município, abordando temas como zoneamento, uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente e infraestrutura. Devido aos eventos climáticos que ocorreram na região, a Univates, juntamente com o Governo do Estado e apoio da prefeitura de Muçum, está desenvolvendo em colaboração o Plano Diretor de Muçum.

A apresentação foi feita pelos arquitetos Marcelo Heck e Bruna Ruthner. Entre os serviços a cargo da equipe técnica da Univates estão: zoneamento de áreas de risco, diretrizes preliminares de ocupação prioritária (esses dois já entregues a prefeitura), Plano Diretor Municipal, Lei de Perímetro Urbano, Lei de Parcelamento do Solo, plano de mobilidade, plano de habitação social e código de obras e edificações.

A equipe técnica é composta por mais de 40 profissionais com o objetivo de preparar o plano para os próximos 20 anos. O intuito do dia foi ouvir os moradores para possibilitar uma transparência maior no processo, com debates e perguntas que aprimorem o projeto do Plano Diretor.

Contribuições da comunidade

As colocações dos moradores foram norteadas por apontamentos como: criação de acessos ao interior em locais de menor risco, ter um gerador de energia na comunidade, reforçar os pedidos para que a RGE corte os eucaliptos que danificam os postes de energia elétrica, responsabilidade para evitar plantações muito perto da estrada que podem ocasionar deslizamentos, preocupação com as rachaduras nos morros e organizar um ponto de encontro para receber equipamentos e instruções caso a área rural fique novamente isolada em um desastre climático.
“Ficamos impressionados com tantos participantes e é super importante essas contribuições sobre os problemas dessas localidades da área rural, é bom ter essa diferenciação porque são desafios bem diferentes daqueles que residem na área urbana. Agora temos vários temas que podemos considerar nas propostas”, avaliou Bruna. O coordenador da Defesa Civil de Muçum, Rodolfo Pavi, salientou que em breve será realizado uma audiência pública para um Plano de Contingência.

Acompanhe
nossas
redes sociais