O animado personagem ‘Por Que’ entra em cena para falar sobre água e meio ambiente. Logo puxa uma bacia de alumínio de dentro da mala e compara com a hidrografia do Vale do Taquari. Quando o utensílio enche, a água transborda. Quando chove muito, ocorre o mesmo com a Bacia Taquari-Antas e causa inundação nos municípios da região. De forma lúdica, com muita música e ação, o Programa Educame – Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora, iniciou a série de caravanas que vão percorrer colégios da região. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva, no bairro Morro 25, recebeu a trupe ontem pela manhã. No pátio, reformado depois da enchente, os cem alunos interagiram com o ‘Por Que’, bateram palmas e aprenderam de forma divertida sobre a importância da água e seus usos. Também entenderam como os rios transbordam e porque ocorrem as enchentes.
A diretora Rosemari Dullius Sehn conta que as crianças adoram atividades como a que ocorreu ontem, ao ar livre, no pátio. “A nossa escola vem trabalhando as questões ambientais desde fevereiro. O Educame vem ao encontro do nosso projeto.” As famílias e as turmas adotaram floreiras que foram destruídas pela enchente, reformaram e fizeram o plantio de mudas. “Queremos que a nossa escola fique florida e colorida.”
Rosemari destaca a importância de receber atividades como a caravana. “Os alunos gostaram muito. Eles passaram por momentos muito difíceis e dolorosos. Agora, a escola recebe esta proposta diferente, para que eles se alegrarem e perceberem que é possível, sim, a gente continuar com alegria com entusiamo.”
A diretora Rosemari recebeu uma placa do programa Educame. Fixada na parede, logo na entrada, reconhece a Pedro Lopes como parceira de jornada e concede-lhe o título de “Embaixada do Meio Ambiente”.
Oficina
A oficina de jornalismo ambiental contou com a participação de dez estudantes do 5º ano. Conduzida pela jornalista Luciane Eschberger Ferreira, do Grupo A Hora, a atividade apresentou os principais elementos para criação de uma notícia. A partir da peça teatral, o grupo respondeu as seis perguntas sobre a Caravana Educame, passo inicial para composição do texto. O grupo também conheceu o símbolo do jornalismo, a raposa. No final, as crianças receberam um diploma simbólico de repórteres ambientais mirins.
Recomeço
A comunidade local foi gravemente atingida pela enchente de maio de 2024. A escola, bastante danificada, recebeu os alunos em fevereiro deste ano, depois de um mutirão de limpeza e reformas. Agora, direção, coordenação e professores estão empenhados em ações, como plantio de mudas, para restabelecer o contato com o meio ambiente e preservá-lo.