A Empresa Gaúcha de Rodovias atualizou mais uma vez a liberação total da nova ponte da ERS-130. O prazo agora é os dias 8 e 9 de abril, considerando a passagem de veículos pesados. A liberação parcial ocorrerá até sábado, 5.
O novo prazo leva em conta o processo de cura e resistência do concreto aplicado na estrutura da ponte, garantindo a segurança necessária do tráfego. Com o avanço da cura e o concreto ganhando mais resistência, os caminhões serão liberados para trafegar nos dias seguintes.
A empresa tem utilizado material com componentes de maior resistência e secagem mais rápida. Conforme o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, é necessária mais uma compreensão da comunidade para a liberação.
Durante a semana, houve avanço nas concretagens e nos acessos com o revestimento asfáltico. Em paralelo, ocorre a sinalização e colocação de estruturas metálicas na lateral. Vanacôr explica que a chuva não atrapalha o andamento dos trabalhos, e, pelo contrário, garante mais umidade e auxilia na resistência do concreto.
Por questões de segurança, a EGR trabalha com a possibilidade de liberação parcial nos dias 4 e 5 de abril, permitindo o trânsito de veículos de emergência e veículos leves. A liberação para caminhões e veículos mais pesados ficará para os dias 8 e 9 de abril.
“Dependemos da resistência do concreto. Pedimos paciência à comunidade mais uma vez. Em prol da qualidade da ponte, precisamos de mais dias para liberar os veículos de carga. É a última compreensão que pedimos.”
Multa do MP
Após uma proposta da EGR, o Ministério Público do Rio Grande do Sul determinou que a empresa pague uma multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento do prazo estipulado, que é 29 de março. Desde o acordo, a EGR enfrentou um período de 12 dias sem poder avançar nas obras devido a condições climáticas adversas. Por essa razão, qualquer demora que ultrapasse a data prevista só poderá ser considerada após a compensação desses dias já justificados.
Semáforos na ponte de ferro permanecem
O Departamento de Trânsito vai manter os semáforos da Ponte de Ferro, mesmo com a liberação do trânsito na ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio.
A informação foi confirmada pela manhã pelo coordenador do Departamento de Sinalização, Odacir Machado. Segundo ele, haverá uma avaliação, e já é possível afirmar que os intervalos de tempo serão reduzidos, visto que a principal ligação entre as duas cidades será restabelecida pela rodovia estadual.
Ainda não há definições sobre os tempos. A Ponte de Ferro foi recolocada em 7 de junho, e em 9 de junho uma ambulância da cidade de Arroio do Meio foi o primeiro veículo a cruzar a estrutura. Desde então, os semáforos foram colocados para controlar a travessia.
Hoje, os semáforos contam com sete planos, com horários alternados em diferentes períodos do dia.