Sala das Margaridas deve ser inaugurada neste mês em Venâncio Aires

Segurança pública

Sala das Margaridas deve ser inaugurada neste mês em Venâncio Aires

Delegado regional anuncia espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência durante sessão na câmara

Sala das Margaridas deve ser inaugurada neste mês em Venâncio Aires
O delegado regional da Polícia Civil, Luciano Menezes, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires nessa segunda-feira, 31 (Foto: divulgação)
Venâncio Aires

O delegado regional da Polícia Civil, Luciano Menezes, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires nessa segunda-feira, 31. A presença foi solicitada pelo presidente do Legislativo, Eduardo Luft (PDT), para tratar de demandas relacionadas ao efetivo policial, melhorias na Delegacia do município e inauguração da Sala das Margaridas.

Durante a manifestação, Menezes ressaltou a importância da Sala das Margaridas, espaço criado na Delegacia para acolher mulheres vítimas de violência. A sala, que será inaugurada ainda em abril segundo Menezes, foi equipada com recursos da comunidade e de emendas parlamentares. “Eu nem sabia que a sala tinha sido construída com recursos da comunidade, porque acho que era um assunto meio hermético dos delegados aqui. Vamos inaugurar a sala, que ficou um espetáculo, muito melhor estruturada que a que temos lá em Santa Cruz do Sul”, afirmou.

O projeto, que promete humanizar o atendimento às vítimas de violência doméstica, foi elogiado por Menezes. A Sala das Margaridas representa um avanço significativo na estrutura de apoio às mulheres da região, fortalecendo as políticas de proteção e acolhimento.

Demandas e melhorias

Menezes também comentou sobre o déficit de efetivo policial, destacando que a Polícia Civil, em diversos municípios, opera com apenas 35% a 40% do efetivo necessário. O delegado informou que solicitou ao Governo do Estado a inclusão de três novos agentes para Venâncio Aires no próximo concurso público, previsto para 2025.

Outro ponto abordado foi a possibilidade de parcerias entre o poder público local e a Polícia Civil para direcionamento de recursos, semelhante ao que ocorre em Santa Cruz do Sul, onde há uma lei que garante repasse para despesas operacionais da delegacia. Menezes ainda afirmou que seguirá trabalhando pela construção de uma nova Delegacia em Venâncio Aires, já planejada para um terreno próximo ao Fórum.

A sessão reforçou a busca por melhorias na segurança pública de Venâncio Aires e destacou a importância de iniciativas como a Sala das Margaridas para o acolhimento e proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais