Melhor resultado mensal em três anos. Assim foi fevereiro para o mercado de trabalho formal na região. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados esta semana apontam para a abertura de 1.350 postos de trabalho no segundo mês de 2025 no Vale, no somatório dos 38 municípios.
O saldo histórico é fruto de 7,2 mil contratações e 5,9 mil desligamentos no período, segundo o relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número alcançado em fevereiro supera o registrado no mesmo mês de 2022, quando foram criadas 1.232 vagas. Desde 2020, o maior saldo ocorreu em setembro daquele ano, com pouco mais de 1,4 mil.
As três cidades mais populosas da região puxaram para cima o resultado de fevereiro. Lajeado aparece como a maior empregadora no período, com 481 novos postos, sendo 297 somente no setor de serviços. As áreas do comércio, indústria e construção civil também tiveram dados positivos, enquanto apenas o da agropecuária fechou o mês no vermelho.
Na sequência, aparece Estrela, que criou 218 vagas de trabalho formais, impulsionado pelo setor industrial, responsável por mais da metade destes empregos. Teutônia, com 148, foi a terceira melhor cidade da região no Caged, também tendo destaque graças ao bom momento das indústrias locais.
Arroio do Meio (87), Encantado (78), Westfália (69), Taquari (63) e Paverama (47) também se destacaram em fevereiro. Outras 20 cidades tiveram saldo positivo no período, enquanto três cidades registraram o mesmo número de demissões e contratações.
Desempenho ruim
Pelo segundo mês consecutivo, Santa Clara do Sul figura com desempenho negativo no Caged. Depois de ficar com o segundo pior resultado em janeiro, desta vez, figura como a primeira da lista na região no número de postos de trabalho fechados, com 33 desligamentos a mais do que admissões no mercado formal.
As demissões no setor industrial – com 42 vagas a menos – influenciaram no resultado do município, que teve saldo positivo nos setores do comércio, serviços e agroindústria. Pouso Novo, Travesseiro, Boqueirão do Leão e Doutor Ricardo também se destacaram negativamente no período.
Sem surpresas
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado, Jairo Valandro, os números do Caged sobre a empregabilidade refletem a realidade no município, que consegue se destacar em nível regional e também no Estado, à frente de outras cidades do mesmo porte. “As empresas estão sempre contratando. É um movimento normal nos últimos anos. E nem todas as vagas são preenchidas”, frisa.
Valandro lembra que Lajeado, mesmo com os impactos da enchente histórica de 2024, é uma cidade que atrai moradores de fora, inclusive de outros países, e isso reflete no mercado de trabalho. “Aqui é onde tem mais oportunidades, melhor infraestrutura, um comércio mais forte. Então é normal essa maior oferta de vagas de emprego”.
Mercado aquecido
Os dois primeiros meses de 2024 colocam o Rio Grande do Sul com o segundo melhor desempenho no Caged. Fica atrás somente de São Paulo. O coordenador do FGTAS/Sine, José Scorsatto, acredita que a tendência é de os próximos meses também sejam de “aquecimento” no mercado de trabalho formal gaúcho, com possibilidade de recordes.
“Ano passado, mesmo com todo o contexto da enchente, tivemos a menor taxa de desemprego em 12 anos. E iniciamos 2025 muito melhor do que começamos 2024. Setores como o comércio e os serviços começaram a contratar muito, e antes do que prevíamos. Geralmente essa retomada era mais para março”, pontua.
Mesmo com os números positivos em empregabilidade, Scorsatto comenta que as vagas de emprego ofertadas via Sine continuam crescendo. “E, se pesquisarem nos RHs das empresas, vão ver que estão na mesma pegada. Por isso, vejo que a tendência é de mercado aquecido, com mais pessoas de outros estados e países vindo para o RS buscar emprego.”
Melhores e piores fevereiro/2025:
- Lajeado: 481
- Estrela: 218
- Teutônia: 148
- Arroio do Meio: 87
- Encantado: 78
- Santa Clara do Sul: -33
- Pouso Novo: -9
- Travesseiro: -9
- Boqueirão do Leão: -6
- Doutor Ricardo: -5
Números do ano
- Janeiro: 407
- Fevereiro: 1.350
TOTAL: 1.757