Um termo de cooperação foi entregue pelo governo de Arroio do Meio à RGE, concessionária responsável pelo abastecimento de energia na cidade, para adesão ao programa Arborização + Segura
A iniciativa prevê o manejo preventivo da vegetação que possa interferir na rede elétrica e a realização de um inventário da arborização urbana para melhorias na rede e também nas calçadas de passeio. O documento foi entregue pelo prefeito Sidnei Eckert e pela coordenadora do Meio Ambiente, Leucádia Telöken Korb, ao consultor de negócios da RGE, Cristiano Silva, durante uma reunião comunitária na Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio (Acisam).
O encontro também tratou sobre o andamento do programa e os investimentos realizados pela concessionária para melhorias na distribuição de energia nas comunidades. Pelo convênio, árvores em desacordo podem ser substituídas por outros exemplares que melhor se enquadram no local, sem ônus para o município. O programa será realizado em parceria com a prefeitura.
Também está prevista, em uma segunda etapa, após o inventário, o plantio de mudas no ambiente urbano de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população. Além disso, haverá a substituição gradativa de árvores, visando à segurança dos cidadãos, das instalações e ao reordenamento da arborização urbana.
A RGE disponibilizará as espécies adequadas, enquanto as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e a implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal.