O Grêmio volta à Copa Sul-Americana quatro anos depois da última participação. Em um grupo com adversários de Argentina, Paraguai e Peru, o Tricolor precisa ficar na primeira colocação para avançar às oitavas de final. A estreia ocorre longe de casa, na noite de hoje, contra o Sportivo Luqueño. A partida ocorre no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, às 21h30min. A Rádio A Hora transmite o confronto.
Esta é a sétima participação do Grêmio na Sul-Americana. A primeira ocorreu em 2003, a melhor em 2012 quando o time chegou nas quartas de final, e a última em 2021, chegando até as oitavas de final.
Competição muitas vezes desdenhada, a Sul-Americana pode ser a chance viável do Tricolor brigar por título nesta temporada. Isso dependerá de como o time irá encarar o torneio. Na fase de grupos, o líder da chave avança às oitavas de final, enquanto que o segundo colocado joga o playoff contra algum terceiro da Libertadores.
Se depender dos relacionados, o Grêmio terá força total na estreia. Gustavo Quinteros levou ao Paraguai o que tem de melhor e conta inclusive com o retorno de Braithwaite, que deve começar no banco de reservas. O provável time titular tem: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti e Edenilson; Kike Olivera, Amuzu e Arezo.
ADVERSÁRIO VIVE MÁ FASE
Primeiro adversário da competição, o Sportivo Luqueño vive má fase e é atual lanterna do Campeonato Paraguaio. O time é comandado por Gustavo Morínigo, que recentemente treinou Coritiba, Ceará, Avaí e Remo no Brasil.
O provável time titular tem: Espínola, Ocampos, Brizuela, Marchio e Ramos; Parra, Rodríguez, Benítez e Comas; Perez e González.
CONHEÇA OS ADVERSÁRIOS
SPORTIVO LUQUEÑO – Time de Assunção não está entre os principais do país. Joga no Estádio Defensores del Chaco, o mesmo usado pela Seleção Paraguaia. Atualmente ocupa a lanterna do Campeonato Paraguaio, com 10 pontos em 11 partidas. Comandado por Gustavo Morínigo, treinador que passou por Coritiba, Ceará, Avaí e Remo no Brasil.
GODOY CRUZ – Esteve no caminho do Grêmio nas oitavas de final do título da Libertadores de 2017. Caiu na primeira fase da Copa Argentina e faz campanha ruim no Torneio Apertura, onde ocupa apenas a nona colocação do Grupo B.
ATLÉTICO GRAU – Clube da cidade de Piura não poderá jogar em casa e fará o mando de seus jogos na capital Lima. Atualmente ocupa a nona colocação do Campeonato Peruano. Disputou a Sul-Americana pela primeira vez em 2020, seu primeiro torneio internacional.
AGENDA LIBERTADORES
19h – San Antonio Bulo Bulo x Olimpia
19h – Vélez Sarsfield x Peñarol
21h30min – Universidad de Chile x Botafogo
21h30min – Talleres x São Paulo
23h – Atlético Nacional x Nacional
SUL-AMERICANA
19h – Corinthians x Huracán
19h – Melgar x Vasco da Gama
21h30min – Vitória x Universidad Católica
21h30min – Racing x América de Cali
21h30min – Sportivo Luqueño x Grêmio
23h – Atlético Grau x Godoy Cruz