A primeira Caravana Educame vai levar educação ambiental de forma lúdica e descontraída à Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva, no bairro Morro 25, em Lajeado. A ação ocorre na manhã desta quarta-feira, 2, e promete envolver estudantes e professores.
A programação contará com a peça teatral “Educa-me, por quê?” O personagem chamado “Por quê?” vai interagir com os alunos por meio de perguntas e respostas, música e muita animação. Ainda durante a manhã, os alunos poderão participar da oficina “Repórter Ambiental Mirim”. A intenção é despertar um novo olhar aos acontecimentos ligados ao tema meio ambiente, seja na escola, em casa ou na comunidade local. Além disso, pretende criar vínculo entre os estudantes e o programa Educame com a produção de conteúdos noticiosos que podem ser veiculados no suplemento impresso, produzido pela equipe do Grupo A Hora.
De acordo com o gestor de Projetos Especiais do Grupo A Hora, Rafael Simonis, essa nova etapa do Educame, agora dentro das escolas, levará conhecimento e promoverá uma conexão ainda maior dos estudantes com a educação ambiental. A caravana será uma oportunidade de despertar uma nova consciência sobre o meio ambiente no Vale do Taquari, incentivando o protagonismo dos jovens na construção de um futuro mais sustentável.
“Com teatro, oficina de jornalismo ambiental e a entrega do caderno do Educame, queremos tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, mostrando que pequenas atitudes fazem grande diferença. Acreditamos que os estudantes são os principais agentes de transformação e, por isso, nada melhor do que estar dentro das escolas, levando essa mensagem de forma interativa e inspiradora.”
Expectativa
A diretora da Emef Alfredo Lopes da Silva, Rosemari Dullius Sehn, destaca que a expectativa em receber a caravana “é a melhor possível”. A escola foi atingida pela enchente e ficou inativa de maio de 2024 a fevereiro. “Estamos de volta à escola.” Para a diretora, receber os alunos e a visita da equipe do Educame será um momento marcante.
Idealizador do projeto e autor do livro e da cartilha Educame, Gilberto Soares revela que está feliz pelo desdobramento do programa desenvolvido com tanto carinho. “O pioneirismo do Educame traz uma responsabilidade que teremos o prazer de sustentar, a fim replicar suas atividades em outras regiões.”
A educadora ambiental Malta Fluck tem uma longa jornada junto às escolas. Servidora aposentada da Corsan, ela levava aos estudantes oficinas sobre o tema água. Agora, integra a equipe de oficineiras do Educame ao lado da engenheira ambiental Luana Hermes e da professora Ana Cecília Togni. “Minha expectativa é a melhor possível. Quando trabalhamos o tema água, falamos sobre vida.” Para Malta, o Educame, por meio do livro, da cartilha e das oficinas, vai levar mais informações e subsídios para os professores que já estão trabalhando na área de meio ambiente. “Isso é importantíssimo. Vamos falar sobre água, de onde ela é retirada, se é do rio ou de poço, como é feito este tratamento, como as crianças e adolescentes podem ajudar a cuidar dos mananciais, como eles se encaixam neste ecossistema, neste ciclo todo.”
Educame – Educação Ambiental na Escola
O programa Educame foi lançado em 2024 com a publicação do livro e da cartilha, elaborados para professores e estudantes.
Este ano, passou a abranger concurso cultural estudantil, suplemento impresso mensal e as caravanas nas escolas. A ação leva teatro, oficinas temáticas entre outras atividades nas escolas.