A gerente de engenharia da CCR ViaSul, Letícia de Rezende, garantiu que a ponte sobre o Rio Taquari, o viaduto da Bento Rosa e o da Pasqualini serão entregues ainda neste mês. Já a ponte sobre o Arroio Boa Vista, uma das mais afetadas pelas enchentes de maio de 2024, deve ser concluída até agosto.
Segundo Letícia, a construção da terceira faixa entre Lajeado e Estrela está na fase final, com 90% das obras concluídas. Na semana passada, ensaios técnicos confirmaram a resistência da estrutura, permitindo a liberação de mais uma faixa. No entanto, a liberação total da ponte norte está prevista apenas para o fim de abril, mesma data estimada para a reabertura do tráfego na Ponte Seca, que passa por recuperação estrutural. As adequações permitirão a passagem de veículos de até 45 toneladas.
No Viaduto da Pasqualini, a engenheira menciona que a concretagem será finalizada até 15 de abril, e a liberação das vias municipais também deve ocorrer ainda neste mês. “A pavimentação sobre a estrutura será realizada na sequência, com conclusão prevista para o início de junho”, menciona.
Conforme Letícia, as obras na ponte sobre o Arroio Boa Vista estão em fase de instalação das placas de pré-laje, demolição parcial do guarda-corpo e pavimentação da pista sul. As lajes e o passeio serão concretados na próxima etapa, com entrega programada para agosto.
Já na região do Montanha, a gerente destaca que o volume de terraplanagem é alto e a obra enfrentou atrasos devido à necessidade de refazer ensaios técnicos e remover parte do material. Considerada um dos maiores desafios do cronograma, essa intervenção será a última a ser entregue, com previsão para julho ou agosto.