Cruzeiro do Sul está entre os 31 municípios que participam do Programa Emancipa Família Gaúcha, criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para transformar vidas e reconstruir sonhos. O projeto, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (FEAISP – Desenvolvimento Social), será executado pela Central Única das Favelas (CUFA-RS) e beneficiará 2,2 mil pessoas atingidas pelas enchentes no estado.
Com cursos práticos e profissionalizantes, o programa busca capacitar os participantes em áreas estratégicas para o mercado de trabalho, empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda. Ao final da capacitação, cada aluno receberá materiais e ferramentas no valor de R$ 1,5 mil, essenciais para iniciar sua nova jornada profissional.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e a projeção de um Rio Grande do Sul do futuro.
Os cursos do Emancipa Família Gaúcha abrangem diversas áreas essenciais ao mercado de trabalho, incluindo Gastronomia, Manutenção de Obras, Eletricista, Manicure, Barbearia, Informática e Auxiliar Administrativo.
As inscrições podem ser realizadas no site oficial do programa. Além de Cruzeiro do Sul, o Vale do Taquari teve outras seis cidades contempladas com o projeto: Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Roca Sales, Encantado e Muçum.