PSDB busca na justiça a vaga do Podemos na Câmara

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

PSDB busca na justiça a vaga do Podemos na Câmara

Cota de Gênero em Lajeado

A regra eleitoral da “cota de gênero” coloca em dúvida, outra vez, a plena legalidade do pleito eleitoral em Lajeado. E eu explico. Os partidos precisam respeitar o percentual mínimo de 30% para um determinado gênero nas nominatas para vereadores. Pode ser 30% de homens e 70% de mulheres, por exemplo, mas geralmente o cálculo é inverso e as siglas apresentam 70% de candidatos e 30% de candidatas. Tal fato é tão conhecido em Lajeado que, no pleito de 2020, gerou a cassação de um vereador cujo partido não respeitou as regras e, segundo a justiça, burlou o sistema com “candidatas laranjas”. Pois bem. Desta vez o caso é diferente e envolve uma candidata do Podemos. Segundo ação do PSDB estadual junto ao judiciário da Comarca de Lajeado – que tramita em “segredo de justiça” –, a candidata estava inelegível em outubro de 2024, não poderia concorrer a vereadora, e, por consequência, não constaria no cálculo necessário à legalidade da “cota de gênero”. A grosso modo, o Podemos não teria atingido os 30%. A defesa do Podemos contesta, garante ter provado a legibilidade da candidata à época, e celebra o recente parecer do Ministério Público pela improcedência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). Mas, e se porventura os tucanos vencerem a complexa disputa judicial, o Podemos corre sério risco de perder a única cadeira no Legislativo. Se isso ocorrer, o PSDB – que por sua vez integra a base da governo – fica com a vaga. Portanto, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

André Brito assume presidência da Granpal

Prefeito de Taquari, André Brito (à direita na foto) foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A eleição ocorreu ontem, na Assembleia Geral Ordinária realizada nos inspiradores ambientes do Instituto Caldeira, na capital gaúcha. Brito assume a gestão da entidade para 2025/2026 em abril.

Ele substitui o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, e terá como vice-presidente o gestor de Esteio, Felipe Costela (PL), filho do secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella (MDB). Em tempo, e mesmo associado à Granpal, o município de Taquari também integra a nossa estimada Amvat.

Ainda sobre o embate entre PSDB x Podemos…

Sobre a disputa judicial referente à cota de gênero em Lajeado, os dois principais interessados talvez sejam o vereador do Podemos, Antônio de Oliveira, e o suplente do PSDB, Ildo Salvi. O primeiro corre o risco de perder o mandato conquistado com apoio de 649 eleitores. E o segundo está cotado para assumir em caso de vitória no judiciário, já que o primeiro suplente, Carlos Reckziegel, assumiu recentemente a Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e Turismo.

“União do Vale do Taquari”

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vive o momento de glória ao finalizar em um curto intervalo de tempo (ao menos aos moldes e parâmetros do Brasil) a nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. A travessia sobre o Rio Forqueta possui quase 180 metros de comprimento e é cinco metros mais alta se comparada à estrutura anterior, que sucumbiu na enchente de maio de 2024. Uma obra de arte crucial à sobrevivência do RS. Não por menos, e fugindo dos padrões da sinalização viária, uma placa foi instalada nas proximidades da nova cabeceira com os seguintes dizeres: União do Vale do Taquari – Símbolo de união e reconstrução”.

Ainda sobre a“Cota de Gênero”…

Sobre as recentes polêmicas geradas pela “cota de gênero” em Lajeado, uma certeza: as mulheres deveriam participar naturalmente do cenário eleitoral. Não deveria ser necessária a cota para que líderes partidários se atentassem à importância da participação feminina nos parlamentos. A necessária pluralidade já não deveria ser um tabu nos ambientes – e mentes – das principais siglas. Na câmara lajeadense, por exemplo, a atual legislatura celebra o maior índice de participação feminina em toda a história. E são só três mulheres entre 12 homens. Acima de tudo, e independente da forma como os partidos lidam com as cotas e até mesmo da efetividade desta ferramenta eleitoral, o Brasil inteiro merece muito mais mulheres à frente das instituições públicas.

TIRO CURTO

  • Ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (União Brasil) aguarda para as próximas horas a confirmação, por parte do governador Eduardo Leite (PSDB), da nomeação como Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.
  • Ainda sobre a definição de Caumo no alto escalão do Estado, Leite tem observado com cautela os movimentos do União Brasil no cenário político nacional e estadual. Nos bastidores, há um leve temor de que os planos da sigla atrapalhem os planos de novos voos do governador – e do vice.
  • Uma triste constatação: sem Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (MDB), o tema da mobilidade perdeu fôlego na câmara de vereadores de Lajeado.
  • O governo de Estrela recebeu aval para investir recursos da Defesa Civil na reforma da câmara de vereadores. E a sessão pública do edital foi marcada para o dia 23 de abril.
  • A Univates cedeu espaço no prédio 9 para sediar a Defesa Civil Regional até a entrega do Centro Regional de Proteção e Defesa Civil, cuja construção ainda não possui data de início.
  • Parabéns ao novo presidente do Conselho de Administração da Sicredi Integração RS/MG, Luís Mário Berbigier, eleito com expressiva votação no fim da tarde de ontem. Os desafios são gigantes. E a missão é nobre!

Acompanhe
nossas
redes sociais