Profissionais da área da saúde, segurança pública e justiça destacam que o programa Pacto Lajeado pela Paz tem otimizado a recuperação e a reintegração de infratores à sociedade.
Coordenado pelo secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o projeto Caracol atende homens que cometeram violência doméstica e foram encaminhados pela Justiça. Durante os encontros, eles recebem orientações por meio do eixo de ressocialização e explicações sobre a aplicação da lei.
“Os juízes relatam que aqueles que participam do programa demonstram maior consciência sobre suas atitudes e desenvolvem habilidades sociais e emocionais, o que os ajuda a buscar alternativas mais positivas para suas vidas”, afirma a coordenadora do projeto, Tânia Rodrigues.
Em cinco anos, mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas diretamente pelo programa. Entre elas, Locatelli destaca 5 mil alunos do ensino fundamental, que recebem orientações da polícia comunitária.
Tânia ressalta que o programa conta com a atuação de oito agentes da Polícia Civil, que visitam as salas de aula para falar sobre prevenção e cuidados socioemocionais. “Os psicólogos relatam que as crianças chegam aos consultórios mais tranquilas, dizendo que aprenderam a conviver melhor por meio do programa”, acrescenta.