Ministro vem a Lajeado inaugurar agência do INSS atingida pela enchente

GOVERNO FEDERAL

Ministro vem a Lajeado inaugurar agência do INSS atingida pela enchente

Carlos Lupi participaria da solenidade no dia 30 de abril de 2024. Mas a tragédia climática atingiu a sede recém-aberta e a inauguração foi cancelada

Ministro vem a Lajeado inaugurar agência do INSS atingida pela enchente
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Lajeado

O ministro da previdência social, Carlos Lupi, vem a Lajeado para inauguração da nova agência do INSS, em 11 de abril, uma sexta-feira. O evento ocorre às 14h, com participação do superintendente Regional Sul, Alberto Alegre. No cargo desde dezembro de 2022, Lupi participaria da solenidade no dia 30 de abril de 2024. Mas a tragédia climática atingiu a sede recém-aberta e a inauguração foi cancelada.

Afetada de forma severa pelas cheia, permaneceu fechada por oito meses. A reabertura ocorreu em janeiro deste ano. O prédio, que custou R$ 4 milhões e possui 1.369 m², teve primeiro andar totalmente inundado, sofrendo um prejuízo estimado em meio milhão de reais, o que resultou na suspensão dos atendimentos presenciais.

Inicialmente, todos os atendimentos da agência de Lajeado foram transferidos para as unidades de Teutônia, Encantado e Taquari, além dos canais remotos do INSS. No entanto, desde 4 de novembro a agência conseguiu um espaço no município para retomar o atendimento presencial ao público.

Após solicitação à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi disponibilizado um local no salão paroquial, ao lado da Igreja Matriz, para atendimentos de segunda a sexta-feira, até a reabertura em janeiro de 2025.

 

Permuta

Há quase meio século, a agência do INSS em Lajeado funcionava em prédio ao lado do Hospital Bruno Born. Contudo, com o passar dos anos, parte da estrutura se tornou ociosa, o que despertou interesse da casa de saúde em incorporar a área para ampliação dos serviços médicos e ambulatoriais.

As negociações iniciaram em 2021 e contaram com uma participação decisiva do Executivo de Lajeado. A permuta foi fechada em 2023, onde o município confirmou a destinação do terreno na Júlio May para o órgão federal.

A obra da nova sede do INSS foi executada pelo HBB, que vai incorporar o prédio vizinho, que está em terreno de 2,4 mil metros quadrados.

Acompanhe
nossas
redes sociais