O historiador Waldemar Richter realizou uma doação de 54 livros para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Vicente Kunrath de Canudos do Vale. A entrega do material representa uma importante contribuição para a preservação da história regional e o fortalecimento da identidade cultural das comunidades de Forquetinha e Canudos do Vale.
A coleção doada inclui 50 livros sobre a história das famílias de imigrantes que povoaram a região, além de um livro que registra os principais eventos culturais ocorridos no Vale. Também faz parte do acervo um dicionário trilíngue, contendo o alemão tradicional, o alemão dialetal e o português. Além disso, a doação contempla obras que relatam os principais projetos desenvolvidos em Forquetinha durante o período em que Richter esteve à frente da administração municipal e história dos primeiros imigrantes de Conventos.
A secretária de Educação, Ana Paula Dalmoro Villa, ressaltou a relevância desse gesto. “Essa doação enriquece imensamente o acervo da nossa escola e proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a história da região onde vivem. Agradecemos profundamente ao historiador Waldemar Richter por essa valiosa contribuição.”
Richter tem uma longa trajetória de pesquisa e preservação da memória histórica. As pesquisas iniciaram em 1980, resultando na documentação de 13 mil páginas sobre 50 famílias que ajudaram a moldar a identidade da região. Além disso, o historiador teve um papel ativo na política e na educação, atuando como professor, supervisor, vereador em Lajeado e prefeito em Forquetinha.
O prefeito de Cnudos do Vale, Maico Berghahn, também expressou agradecimento. “Valorizar a nossa história é essencial para compreendermos nossas origens e projetarmos o futuro. A doação realizada pelo professor Waldemar Richter é um presente inestimável para nossa comunidade. Em nome de todos, expresso nossa gratidão por esse legado.”