Governo amplia vagas do Programa 4E de escola em tempo integral

EDUCAÇÃO EM LAJEADO

Governo amplia vagas do Programa 4E de escola em tempo integral

Serão 100 alunos selecionados em 2025 para participar do projeto, sendo 20 de cada escola

Governo amplia vagas do Programa 4E de escola em tempo integral
Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

O governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), lançou na tarde desta segunda-feira, 31, o Programa 4E de escola em tempo integral. O programa é baseado em quatro “Es”: Escuta, Equidade, Estímulo e Esporte e atenderá 100 alunos no segundo ano de atuação. Com a ampliação de vagas, participam alunos de 6º ao 9ºano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, EMEF Campestre que antes eram alunos da EMEF Alfredo Lopes da Silva, EMEF São Bento, EMEF Vida Nova, do bairro Conventos, e EMEF Lauro Mathias Müller, do bairro Planalto.

No total, serão 100 alunos selecionados para participar do projeto, sendo 20 de cada escola. Os encontros serão em segundas, quartas e sextas-feiras nas EMEFs, à tarde, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. As aulas contam com atividades relacionadas ao esporte, música, artes, criação, habilidades socioemocionais, empreendedorismo e recomposição de aprendizagem por meio de atividades lúdicas. O Sebrae estará presente nas tardes de quartas-feiras, com a presença de especialistas abordando temas como cyberbullying, uso da inteligência artificial, inovação social, diversidade e inclusão, educação empreendedora e comunicação.

Conforme a secretária de Educação, Adriana Vettorello, o projeto 4E foi planejado para atender o público adolescente de forma integral, e com um ensino diferenciado, abrangendo diversas áreas do conhecimento que vão além da educação curricular.

“O programa 4E é especial. É um espaço que os alunos poderão brilhar e se encontrar em cada habilidade. É um turno em que vamos trazer metodologias diversificadas para que os alunos possam se desenvolver, gerar competências e se descobrirem. É um espaço que vai além do ensino em sala de aula”, ressaltou Adriana.

A prefeita Gláucia Schumacher destacou a importância do ensino em tempo integral para desenvolver as diversas áreas da criatividade e da educação. “É um espaço de aprendizado, no qual os alunos terão contato com o empreendedorismo, mas também com artes, como música, dança, desenho e muito mais. É uma oportunidade de desenvolvimento por completo”, avalia a prefeita.

O programa é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Integração RS/MG e Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secel).

As atividades do projeto iniciam de forma imediata nas escolas.

Acompanhe
nossas
redes sociais