Com a aproximação do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para entrar em vigor em 2 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 29, que está disposto a dialogar com o governo americano sempre que necessário.
“Na hora que eu sentir necessidade de conversar com o presidente Trump, eu não terei nenhum problema de ligar para ele. Na hora que ele achar que tem interesse de conversar comigo, eu espero que ele não tenha nenhum problema de ligar para mim”, declarou Lula durante coletiva de imprensa.
Segundo o presidente, o Brasil segue negociando com os Estados Unidos para evitar impactos econômicos negativos. Antes de adotar medidas retaliatórias ou acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC), o governo brasileiro pretende esgotar todas as possibilidades diplomáticas para manter um comércio livre entre os países.
“Trump tem o direito de fazer o que quiser na política americana, e nós temos o direito de fazer o que quisermos na política brasileira, sempre levando em conta que somos defensores do livre comércio”, acrescentou Lula.