Conselho permite que farmacêuticos façam prescrições

NOVA MEDIDA

Conselho permite que farmacêuticos façam prescrições

Medida do Conselho Federal de Farmácia exige registro de especialidade e amplia acesso da população à saúde

Conselho permite que farmacêuticos façam prescrições
Daiane, Gabriela e Luísa, farmacêuticas da Revitaleve

Percebida como um avanço pela categoria farmacêutica, uma medida aprovada na metade deste mês pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) autoriza os profissionais da área a prescreverem medicamentos tarjados aos pacientes. Essa possibilidade está vinculada à exigência do Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). Para os farmacêuticos, isso significa mais acesso da população à saúde, assim como regulamenta um serviço que já era feito pelos profissionais.

Farmacêuticas da Revitaleve, de Lajeado, Luísa Arenhart Hart, Daiane Taffarel e Gabriela Cervi, destacam que a prescrição farmacêutica é algo que já ocorre há 12 anos. “Outra lei de 2014 também postula que o farmacêutico deve estabelecer perfil farmacoterapêutico do paciente, isso inclui a prescrição, além de realizar o acompanhamento da farmacoterapia do paciente através das premissas do cuidado farmacêutico”, destaca Luísa.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o registro reconhecerá inicialmente a qualificação dos profissionais para áreas de especialização como Farmácia Clínica, Farmácia Estética ou Tricologia. O paciente vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores no próprio site da entidade. As profissionais ainda destacam que esse perfil de acompanhamento e intervenções se dá na prática da Farmácia Clínica, em que se tenha um consultório farmacêutico.

“Avaliamos como uma medida positiva que abre novas possibilidades de atuação no setor farmacêutico, além da valorização do seu papel no cuidado à saúde”, reforça Daiane. A farmacêutica também ressalta a ampliação do acesso aos tratamentos, uma vez que o profissional habilitado e capacitado poderá ter contato mais direto com o paciente.

“Esperamos que essa atuação na região facilite o trabalho em conjunto dos profissionais da saúde, e que possam atuar de forma multiprofissional e interdisciplinar, sendo o principal objetivo o cuidado com o paciente”, afirma Gabriela.

Ela diz que, na Revitaleve, as profissionais vêem a medida como uma nova possibilidade de atuação do farmacêutico.

O que está autorizado

  • Prescrever e renovar receitas: prescrever medicamentos, incluindo os de venda sob prescrição; renovar prescrições previamente emitidas por outros profissionais de saúde legalmente habilitados; prescrever medicamentos em atendimento à pessoa sob risco de morte iminente.
  • Solicitar exames laboratoriais: coletar dados por meio de anamnese farmacêutica; fazer exame físico e verificar sinais e sintomas; realizar, solicitar, interpretar ou verificar exames para avaliação da efetividade do tratamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais